Apresentação
A Retratos da Leitura passou a ser realizada pelo Instituto Pró-Livro – IPL em 2007, na segunda edição, quando ampliou sua abrangência para representar toda a população brasileira com mais de 5 anos e adotou metodologia proposta pelo CERLAC-UNESCO, para possibilitar a comparação com os resultados de outros países da IBERO América.
É a única pesquisa, em âmbito nacional, que tem por objetivo avaliar o comportamento leitor do brasileiro. Tornou-se referência quando se trata de índices e hábitos de leitura dos brasileiros. Seus resultados são amplamente divulgados, citados e orientam estudos, projetos e a avaliação de políticas públicas do livro e leitura no país.
Nesta 5ª edição, o Instituto Pró-Livro contou com a parceria do Itaú Cultural-IC para a realização da pesquisa em todo o Brasil, o que possibilitou ampliar a amostra de cinco mil para mais de oito mil entrevistas, incluindo a leitura por capitais. Ampliou, também, seu escopo, para aprofundar o conhecimento sobre o leitor de literatura e sobre a leitura digital, mas manteve a metodologia e perfil da amostra para possibilitar a série histórica sobre o comportamento leitor do brasileiro.
Promover ampla divulgação e análise sobre os resultados da pesquisa tem como principais objetivos: avaliar e orientar políticas públicas e ações voltadas à promoção da leitura e do acesso ao livro; subsidiar outros estudos e qualificar publicações especializadas sobre o tema.
Ao proporem o ciclo de debates, convidando renomados estudiosos do tema, para analisarem os resultados dessa edição – o IPL e o IC esperam provocar uma ampla reflexão sobre os desafios para melhorarmos esse “retrato” da leitura no Brasil.
Veja aqui as informações sobre o lançamento on line da pesquisa
Veja aqui as informações sobre o Ciclo de Debate
Metodologia
A metodologia utilizada nas quatro últimas edições da pesquisa foi desenvolvida pelo Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe (CERLALC- Unesco), com a finalidade de ter parâmetros internacionais de comparação entre os países da Ibero-América e de possibilitar a produção de séries históricas sobre o comportamento leitor. Aplicada pelo IBOPE Inteligência, o levantamento utiliza entrevistas presenciais, nos domicílios, com brasileiros, residentes, com cincoanos ou mais, alfabetizados ou não.
Além de identificar a penetração da leitura de livros e o acesso a eles, a pesquisa busca levantar o perfil do leitor de livros, coletar suas preferências, identificar as barreiras para o crescimento da leitura e levantar o perfil do comprador de livros. Em 2001, o universo estudado envolveu 49% da população. Em 2007, com publicação em 2008, esse universo passou para 92,3% da população. A segunda edição foi o ponto de partida para a construção das séries históricas. A terceira, de 2014, refletiu a melhoria do poder aquisitivo do brasileiro e uso de novas tecnologias, como o e-book, fatores confirmados na quarta edição, quando a população leitora aumentou de 50% para 56%, seu melhor resultado. Já na quinta edição, de 2019, com lançamento em setembro de 2020, mostrou retração para 52% de leitores. Na média, o desempenho histórico do universo leitor, na faixa de 50%-55% pode ser considerado apenas sofrível, o que mostra a necessidade de se buscar ainda mais uma política de estímulo à leitura, fator fundamental na avaliação do desenvolvimento de um país.
Em 2019 o IPL lançou a pesquisa Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares com o objetivo de avaliar o impacto das bibliotecas escolares públicas na aprendizagem dos alunos do Ensino Básico. No mesmo ano, firmou parceria com o Itaú Cultural para levar a pesquisa Retratos da Leitura aos eventos do livro e leitura como a Festa Literária das Periferias (Flup) e a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.
Série histórica – linha do tempo
2019
Correalização: Instituto Pró-Livro e Itaú Cultural
Apoio: Abrelivros, CBL e SNEL.
Coordenação: Zoara Failla -IPL
Aplicação: IBOPE Inteligência
Metodologia: padrão internacional de medição desenvolvida pelo CERLALC – UNESCO, viabilizando comparação com países da Ibero América.
Público-alvo: população com 5 anos e mais, sem requisito de escolaridade mínima. Amostra: 8.076, em todas as Ufs (208 municípios)
Novidades: Ampliação da amostra com a inclusão de todas as capitais brasileiras; Investigação: perfil do leitor de literatura –livro e outras plataformas
2015
Realização: Instituto Pró-Livro
Apoio: Abrelivros, CBL e SNEL.
Coordenação: Zoara Failla -IPL
Aplicação: IBOPE Inteligência
Metodologia: padrão internacional de medição desenvolvida pelo CERLALC – UNESCO, viabilizando comparação com países da Ibero América.
Público-alvo: população com 5 anos e mais, sem requisito de escolaridade mínima. Amostra: 5.012, em todas as Ufs (317 municípios)
Novidades: ampliação da avaliação sobre bibliotecas, incluindo as escolares; do uso da internet e leitura digital; e de livros digitais
2011
Realização: Instituto Pró-Livro (IPL)
Apoio: Abrelivros, CBL e SNEL.
Coordenação: Zoara Failla -IPL
Aplicação: IBOPE Inteligência
Metodologia: padrão internacional de medição desenvolvida pelo CERLALC – UNESCO, viabilizando comparação com países da Ibero América.
Público-alvo: população com 5 anos e mais, sem requisito de escolaridade mínima. Amostra: 5.012, em todas as Ufs (317 municípios)
Novidades: investigação sobre bibliotecas; uso da internet e leitura digital; e livros digitais
2007
Realização: Instituto Pró-Livro (IPL)
Apoio: Abrelivros, CBL e SNEL.
Coordenação: IPL e Galeno Amorim
Aplicação: IBOPE Inteligência
Metodologia: padrão internacional de medição desenvolvida pelo CERLALC – UNESCO, viabilizando comparação com países da Ibero América.
Público-alvo: população com 5 anos e mais, sem requisito de escolaridade mínima. Amostra: 5.012, em todas as Ufs (317 municípios)
2001
Realização: Abrelivros, CBL e SNEL.
Aplicação: Instituto A. Franceschini
Público-alvo: População brasileira com 14 anos e mais, com pelo menos três anos de escolaridade.
Abrangência: 44 municípios;19 UFs