O IPL, em parceria com o Itaú Cultural, levou a Retratos para os eventos do livro e da literatura. Encomendada ao Ibope Inteligência, foi aplicada aos frequentadores da XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro e da FLUP para conhecer o perfil leitor desse visitante. Em 2020, os parceiros esperam levar a pesquisa para outros eventos do livro e da literatura, com o intuito de comparar seus resultados com o perfil leitor do brasileiro segundo a Retratos da Leitura no Brasil.

Para conhecer o perfil leitor do visitante da XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro – 2019, o Ibope Inteligência entrevistou mil visitantes durante o evento.

Foram entrevistados os visitantes da Bienal com 10 anos ou mais, para identificar seu perfil demográfico como: idade, gênero, religião, classe social, renda familiar e grau de instrução, além de seus hábitos de leitura: preferências, motivações, influências, leitura atual e nos últimos três meses.

A pesquisa aplicada na Flup segue a mesma metodologia que foi adotada com os visitantes da Festa Literária das Periferias, realizada em outubro de 2019. Foram selecionados pontos distribuídos no Museu de Arte do Rio de Janeiro, onde os entrevistadores fizeram a abordagem para a realização das 600 entrevistas realizadas, que ocorreram em todos os dias do evento.

Acesse aqui para conhecer as pesquisas