Ciclo de Debates: o que nos diz a 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil

O que nos diz a 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil. Como melhorar esse Retrato?

Ao propor o ciclo de debates, após a apresentação da 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil , convidando renomados estudiosos do tema para análise dos principais resultados dessa edição – o Instituto Pró-Livro e o Itaú Cultural , que se uniram para realizar essa edição da Retratos, provocar provocar uma ampla reflexão sobre os desafios para melhorarmos esse “retrato” da leitura no Brasil.

Essa ampla divulgação e análise sobre os resultados da pesquisa têm como objetivos: avaliar e orientar políticas públicas do livro, leitura e bibliotecas; subsidiar outros estudos; qualificar publicações especializadas sobre o tema; e, principalmente, orientar ações voltadas à promoção da leitura e a melhoria desses “retratos”.

Inscrições

O evento será on line, gratuito, com vagas limitadas. As inscrições escolhidas a partir das 20h30 do dia 14/09/2020 para todo o Ciclo de Debates ou por painéis, conforme houverem vagas. Os links para inscrição estão abaixo de cada painel e os inscritos receberão as instruções para acesso a transmissão por email.

 PROGRAMAÇÃO

22/09 (terça feira) – às 17h   

1º Painel: Retratos da Leitura – O comportamento leitor dos brasileiros

Painel 1: VAGAS ESGOTADAS.

O que revelam: o perfil, os hábitos e as motivações dos leitores e não leitores e as barreiras para a leitura, ao comparar esses dados com os dados das edições anteriores?

Avançamos? Quais os desafios para a formação de leitores e para melhorar esse “retrato”?

  • O que diz a Retratos – Zoara Failla – Coordenadora da pesquisa -IPL
  • Hábitos, Motivações e o que leem – a Dra Marisa Lajolo – Mackenzie e aposentada UNICAMP
  • Desafios para a formação de leitores no Brasil: em foco as crianças a partir da Retratos –  a Dra Idmea Semeghini-Siqueira – USP
  • O que revela a série histórica da Retratos sobre as Políticas públicas do Livro e Leitura no Brasil – Dr. José Castilho Marques Neto – UNESP e J.Castilho Consultoria.
  • Mediação : Zoara Failla – Coordenadora da Pesquisa – IPL

 

29/09 (terça feira) às 17h   

 2ª Painel: Retratos da Leitura em Bibliotecas – percepções e avaliação

Acesse aqui para fazer a inscrição no Painel 2.

Como os brasileiros percebem e avaliam como bibliotecas?

Essas informações podem orientar políticas e ações voltadas a ampliar o acesso e orientar a construção de espaços vivos e que promovem: encontros, investigação, conhecimento, aprendizagem e formação de leitores e cidadãos?

  • O que dizem os brasileiros na Retratos da Leitura sobre as bibliotecas? Zoara Failla -Coordenadora da pesquisa -IPL.
  • Bibliotecas escolares – livros nas estantes ou leituras que conquistam leitores e promovem aprendizagem? a Dra Maria das Graças Monteiro Castro – biblioteconomia e educação – UFG e presidente da Comis. Bras. de Bibliotecas Escolares – FEBAB)
  • A biblioteca “sem muros” – que liberta e transforma – Bel Santos Mayer – LiteraSampa / Rede de Bibliotecas Comunitárias.
  • Mediação : Zoara Failla (Coordenadora da Pesquisa – IPL)

 

06/10 (terça feira) às 17h   

3ª Painel: Retratos da Leitura – o perfil, as leituras e as motivações dos leitores de literatura e consumidores de livros

Acesse aqui para fazer a inscrição no Painel 3.

Aprofundar o conhecimento sobre o leitor de literatura e sobre seus hábitos, influências e preferência de leitura e consumo podem orientar programas e ações voltadas à formação e à conquista desses leitores?

  • Leitores de literatura – quem são e o que leem segundo a Retratos da Leitura? Os Desafios para Formar e conquistar ESSES Leitores – Dr . João Luis Ceccantini – UNESP (Comissão da Pesquisa)
  • As motivações dos leitores de literatura e dos consumidores de livros segundo a Retratos da Leitura – podem orientar políticas e programas para ampliar esses leitores? Mariana Bueno – consultora Nielsen Livro, especialidade em economia do livro. Comissão da Pesquisa.
  • Mediação: Zoara Failla – Coordenadora da Pesquisa – IPL

 

13/10 (terça feira) às 17h   

4º Painel – Retratos da Leitura no Brasil – Leituras em outros suportes e leitores mutantes

Acesse aqui para fazer inscrição no Painel 4.

Esta edição da Retratos ampliou a investigação para conhecer novos hábitos e a leitura na internet e como essas leituras impactam nas motivações, nas influências, nas preferencias, e, se impactam na formação de leitores de livros e no despertar do interesse pela literatura.

  • Retratos da Leitura e os leitores digitais – Zoara Failla – Coordenadora da Pesquisa -IPL
  • Leituras em outros suportes e leitura digital – Fabio Malini – doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor UFES, onde coordena o Labic (estudo de megadados nas redes sociais)
  • Leitores “mutantes” – quem são? o que leem? por que leem? Dolores Prades – Editora da Emília e Diretora do Instituto Emília e do Laboratório Emília de Formação
  • Mediação : Claudiney Ferreira – Itaú Cultural