Desde a sua criação, vários projetos do IPL fizeram história e inspiraram iniciativas de outras organizações e produtores de eventos.
As instalações infantis e acessíveis em Bienais Internacionais do Livro de São Paulo, Rio de Janeiro e até de Maceió receberam milhares de visitantes em espaços cenográficos de mais de 500 m². O livro, as histórias infantis e as bibliotecas foram os principais temas vivenciados em atividades, como teatro interativo, games digitais e circuitos – onde o visitante se transformava em personagem principal. Além das instalações, outros projetos também ganharam espaço nas mídias e inspiraram outras iniciativas.

Instalações infantis em Bienais do Livro
Deu a louca nos Livros
O livro é uma viagem – Maceió
O livro é uma viagem – São Paulo
Floresta de Livros
Sítio Pró-Livro
Biblioteca Viva

Projetos inspiradores

Céu de Histórias
O projeto Céu de Histórias levou pipas com trechos de livros infantis, de consagrados autores nacionais, ao Morro de Santa Marta no Rio de Janeiro. Gravado em parceria com a agência Salles Chemistri, as crianças receberam os livros citados e foram convidados a lerem a história toda.

Saiba mais AQUI.

Mãe, lê pra mim?
O projeto “Mãe, lê pra mim?” aconteceu em 2009 na Bienal do Rio (antes da ação do Itaú Social “Leia para uma Criança”). Vários atores globais, em visita à Bienal, além de mães com seus filhos, foram entrevistados e contaram sobre suas inspirações e trajetórias leitoras. Lindo e emocionante, gerou um teaser que chegou à Rede Globo em horário nobre.

Saiba mais AQUI

Projetos em parceria

Mais Livro, Mais Leitura nos Estados e Municípios
O “Mais Livro, Mais Leitura nos Estados e Municípios” – patrocinado e proposto pelo IPL e realizado em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) para promover a implantação de planos estaduais e municipais de livro e leitura (PELL e PMLL). Foi um dos projetos mais importantes no cumprimento da sua missão: transformar o Brasil em um país de leitores. Vários fóruns e encontros aconteceram em todas as regiões do Brasil para mobilizar gestores públicos para a implantação de Planos do Livro e Leitura (PLL), além de um curso on-line (EAD) para capacitar esses gestores e técnicos. O IPL patrocinou o “Guia para elaboração e implantação dos planos estadual e municipal do livro e leitura”, o portal do PNLL/Minc para o mapeamento de projetos de leitura e PLL, bem como estandes em Bienais do Livro.

Saiba mais AQUI

Prêmio Professores do Brasil
O IPL foi parceiro do Prêmio Professores do Brasil em três edições. Este prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras, e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas.

Saiba mais AQUI