Sobre o Instituto Pró-Livro
O Instituto Pró-Livro (www.prolivro.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro – Abrelivros, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores Livreiros (SNEL) – com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores. Tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Realiza, periodicamente, a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, a fim de avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas em relação ao livro e à leitura, visando, assim, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro.
Em 2019, o IPL lançou este ano a pesquisa Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares, para identificar o impacto das bibliotecas na aprendizagem dos alunos. Também é responsável pelo Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, desse modo, promovê-las e difundi-las, de maneira que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil.
O IPL também conta com outra ação importante, a Plataforma Pró-Livro – uma plataforma digital colaborativa que reúne informações sobre as práticas de leitura ao redor do país e incentiva a conexão entre essas experiências. Os projetos premiados e cadastrados estão mapeados e podem ser conhecidos na Plataforma Pró-Livro (www.plataformaprolivro.org.br).
Sobre o Itaú Cultural
O Itaú Cultural é uma organização voltada para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.
Ao considerar a cultura uma ferramenta essencial à construção da identidade do país e um meio eficaz na promoção da cidadania, desde 1987, quando foi aberto, o Itaú Cultural busca democratizar e promover a participação social. Programas como o Rumos reafirmam a missão e propósitos da instituição, colocando-a entre as mais importantes iniciativas culturais do país.
No segmento da leitura e literatura, além de formar parceria com o Instituto Pró Livro, para a realização da quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o Itaú Cultural concebeu, neste ano, O Brasil Que Lê, uma parceria com a Cátedra de Leitura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) para executar um mapeamento dos projetos de leitura criados pela sociedade civil. A instituição é, também, parceira ativa do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa, das Bienais Internacionais do Rio de Janeiro e de São Paulo, da Festa Literária das Periferias (FLUP-RJ), entre outras iniciativas no setor.
O Itaú Cultural, em 2019, passou a integrar a Fundação Itaú para Educação e Cultura com o objetivo de garantir ainda mais perenidade e o legado de suas ações no mundo da cultura, ampliando e fortalecendo seu propósito de inspirar o poder criativo para a transformação das pessoas.