A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil nos disse que mais de 80% das crianças de 5 a 10 anos gostam de ler livros.
A pergunta que necessitamos trazer é: porque, então, não leem? Será que estamos oferecendo os livros que elas gostariam de ler e estamos estimulando a leitura em casa e na escola?
Infelizmente, sabemos que não.
Esse gosto pela leitura acaba sendo substituído, pelas famílias, pelo gosto pelos games. É mais fácil entreter as crianças com as telas. Ficam “sozinhas”, sem interagir, sem perguntar, sem compartilhar suas ideias. Isso é bom para a formação dessas crianças? Parece que não. Pesquisas recentes apontam a elevação da ansiedade nas crianças. E o despertar da empatia e do respeito ao outro? Como games, pautados na competição e eliminação de inimigos, podem contribuir para a formação dessas crianças?
É urgente revermos o que oferecemos às crianças para despertar sua imaginação, suas fantasias, a empatia e para construir valores. Não deixe somente para a escola formar leitores. Elas também não estão conseguindo. Mais de 60% das escolas não têm bibliotecas escolares e não desenvolvem práticas leitoras que sejam mobilizadoras. Na pesquisa, também descobrimos, que os pais, além dos professores, foram citados pelos leitores como seus principais influenciadores.
Deixe seu filho na companhia de um livro!! Você vai se surpreender…