– Vamos comemorar?
BIBLIOTECA- “templo” que guarda o conhecimento produzido pela humanidade – se reinventa para superar os desafios de cada tempo e promover a leitura e o acesso aos livros e ao conhecimento.
*ZOARA FAILLA
Novos desafios
Devemos a esses templos chamados BIBLIOTECAS a preservação e a possibilidade de acesso a todo o conhecimento produzido pela humanidade. Durante séculos as bibliotecas foram as guardiãs da história humana e dos pensamentos escritos. Desde Alexandria esses espaços já assumiram um outro papel fundamental, além de organizar as obras, ter um “tutor”, hoje nossos bibliotecários, para a indicação de leituras aos príncipes reais.
Nos tempos de tecnologia digital novos desafios foram impostos. Além de profundas transformações na gestão e no acesso às informações e acervos, viabilizando redes, integração dos acervos, e portais para o acesso a livros digitais, novos desafios foram impostos a esses “tutores”, nos equipamentos físicos, e, também, nas bibliotecas digitais para garantir que a BIBLIOTECA continue sendo um polo dinamizador da cultura e da leitura e do acesso ao conhecimento, a informação e a literatura.
Mas a pouca frequência a esses equipamentos revelada pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (somente 17% população com mais de 5 anos, frequenta sempre ou às vezes as bibliotecas) e o fato de cerca de 70% dos brasileiros perceberem a biblioteca como um local para estudantes ou para estudar, se mantém como importante desafio que se impõem e que devem orientar políticas públicas , em especial, para promover um novo modelo de equipamento, aberto em horários que possibilitem a frequência daqueles que trabalham e oferecendo atendimento com bibliotecários e mediação para a leitura, promovendo o compartilhamento das experiências de leitura e atividades culturais (de forma presencial ou a distância), em sintonia com livros e literatura e que possam interessar a toda a comunidade.
Importante, nesta data, lamentar a ausência das bibliotecas escolares nas escolas
Segundo Censo realizado pelo MEC, das mais de 142 mil escolas públicas federais, estaduais e municipais, 61% não tinham biblioteca ou sala de leitura. Ou seja, mais de 88 mil escolas não dispõem desse equipamento fundamental no processo de aprendizagem e do desenvolvimento do aluno.
A preocupação aumenta ao analisar o que revelou a 5ª edição da Retratos da Leitura no Brasil: 64% dos estudantes do Fundamental I, declararam depender da biblioteca escolar para ler os livros indicados pelos professores.
Outra pesquisa, realizada pelo Instituto Pró-Livro, confirmou o impacto das Bibliotecas Escolares na aprendizagem dos alunos de escolas públicas do ensino fundamental, quando abertas, com acervos atualizados e com bibliotecários para atender.
Para saber mais sobre essa pesquisa acesse: https://prolivro.org.br/pesquisas-retratos-da-leitura/retratos-da-leitura-em-bibliotecas-escolares/
Enfim, neste mês em que comemoramos o livro e a biblioteca, além da homenagem pela inquestionável contribuição para a humanidade, enquanto guardiã de todo o conhecimento que produzimos durante séculos, devemos destacar a importância das bibliotecas na democratização do acesso ao livro e da promoção da leitura para a grande maioria dos estudantes no Brasil e como polo dinamizador da leitura e do acesso aos livros e ao conhecimento à toda a população brasileira.
Mas, vamos também cobrar políticas públicas que garantam as inovações nas bibliotecas para enfrentar os novos desafios e garantir a democratização do acesso ao livro e oferecer ações exitosas na conquista de leitores, revolucionando e transgredindo para transformar as bibliotecas em espaços de criação e transformação, sem perder sua essência na promoção da leitura, da pesquisa e de leitores.
(*Essa data surgiu em referência à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, instituída por decreto em 09 de abril de 1980. No dia 12 de março, foi comemorado o dia do Bibliotecário.
ZOARA FAILLA – Coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura do IPL