Importância de leitura é destaque em seminário promovido pelo Governo Federal

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O segundo dia do Seminário Nacional de Cultura e Educação – Aprender para Construir – iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Cultura (MinC), foi dedicado aos temas experiências e boas práticas nas relações entre a educação formal e informal – tempo integral e educação integrada; o Plano Nacional de Livro e Leitura; espaços para a criação de repertórios, formação artística e cultural no Brasil – diálogos possíveis.

Educação e Cultura

Em um dos painéis da manhã desta quinta-feira (15), a secretária Executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e coordenadora Nacional Geral do Livro do Fundo Nacional de Educação (FNDE), Nadja Céza, professores e artistas, trataram dos pontos em comum entre a educação e a cultura. “Sugiro que seja elaborado um cronograma de trabalho; formas de inclusão da sociedade na construção do plano e uma proposta que fortaleça a produção literária, o consumo da literatura e a formação de mediadores e leitores”, propôs Nadja, que ainda ressaltou a importância de se realizar um projeto interministerial.

A professora da PUC do Rio de Janeiro e presidente da Cátedra Unesco da Leitura no Brasil, Eliana Yunes, destacou a importância da leitura para a sociedade. “Leitura é a capacidade que se dá a uma pessoa de tornar-se cidadã.” Ela também propôs que na reorganização do Plano Nacional do Livro e da Leitura sejam utilizadas as instituições já existentes.

Outro participante do painel, o professor e ex-secretário Executivo PNLL, José Castilho Marques Neto, destacou que o PNLL deixou uma marca, que pode ser utilizada na reestruturação. “É possível reconstruir essa estrutura”, explicou.

Mais leitura

O diretor do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina, André Ossa, também presente ao Seminário, destacou que nos últimos anos, na América Latina, houve um aumento dos planos de leitura nas populações rural, indígena, carcerária e pessoas com deficiência. Já os atores Elisa Lucinda e Alemberg Quindins, destacaram em suas participações no painel a necessidade de a arte e a cultura estarem sempre presentes no ambiente escolar. “É preciso que a escola deixe de ser uma cela de aula”, disse a atriz Elisa Lucinda.