No décimo terceiro período de 2022*, uma época movida pelas compras de Natal, o setor livreiro alcança um resultado que chama a atenção: foi registrada a movimentação de 5,78 milhões de livros comercializados, com uma arrecadação de R$ 270,69 milhões, apresentando uma superioridade de 6,16% e 15,18%, em relação ao período 13 de 2021, respectivamente. Mesmo com uma movimentação menor de ISBNs – o que mostra uma menor bibliodiversidade – e a ausência de grandes ações promocionais, o período registra os maiores números em volume e valor do ano, e o menor desconto do ano também.
O ano de 2022** conseguiu superar a força expressiva de 2021 e consolida um resultado positivo para o mercado. No total foram vendidos 58,61 milhões de livros em 2022, 2,98% superior ao número de 56,91 milhões que em 2021 apresentou. A superioridade também se mantém em faturamento, sendo 8,33% maior que o ano de 2021, alcançando o impressionante número de R$ 2,54 bilhões em receita contra R$ 2,35 bilhões.
O presidente do SNEL, Dante Cid, destaca: “2022 iniciou forte, ainda no impulso das boas vendas de 2021 em Ficção combinadas com a retomada do Educacional. Ao longo do ano, entretanto, a escalada da inflação passou a comprometer o poder de compra das famílias e os custos da indústria, levando a uma desaceleração das vendas. Felizmente, o último período nos trouxe uma agradável surpresa, levando a um fechamento de ano com crescimento real e superando assim mercados maduros como França, Alemanha e Estados Unidos, que fecharam um pouco abaixo de 2021”.
“Um ano de dever de casa. O primeiro ano considerado regular após crise pandêmica, o mercado livreiro teve crescimento real de 2,54% em faturamento, ainda que a bibliodiversidade tenha recuado quase 5% no ano. O preço médio do livro, pela primeira vez em anos, ficou muito próximo da inflação, fechando em 5,19% de ajuste” , comenta, Ismael Borges, Territory Manager do BookScan Brasil.
O 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022 é uma pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 13: 2021 (06/12/2021 a 02/01/2022) x 2022 (05/12/2022 a 01/01/2023)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK52: 2021 (04/01/2021 a 02/01/2022) x 2022 (03/01/2022 a 01/01/2023)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan