A revista será lançada no dia 28 de julho, às 17h, em uma live
com Djaimilia Pereira de Almeida
A 41ª edição da serrote, revista de ensaios do Instituto Moreira Salles, chega às livrarias neste mês. A publicação será lançada no dia 28 de julho (quinta-feira), às 17h, em uma live com a escritora Djaimilia Pereira de Almeida e a poeta e tradutora Stephanie Borges. A conversa será transmitida ao vivo pelo canal de YouTube do IMS e Facebook da serrote, com tradução em Libras.
No debate, Djaimilia comentará o seu ensaio O que é ser uma escritora negra hoje, de acordo comigo, que abre a serrote #41. Nascida em Angola e radicada em Portugal desde criança, a autora percorre sua própria trajetória para abordar questões do racismo e da existência negra na História e na atualidade: “O meu maior privilégio é ter nascido em 1982. Não é ter tido uma educação, ter sido amada e protegida pela minha família. Não é a habitação, ou sequer o acesso à saúde. A data do meu nascimento é o meu maior privilégio. Peso cada palavra. Houvesse eu nascido 70 anos antes e não haveria lugar a este ensaio, ou a qualquer dos meus livros”. O texto é ilustrado com imagens da série Fardo (2017), ensaio visual da artista Carla Santana, fotografado por Thomas Mariano.
Expoentes dos estudos sobre cultura africana e afro-americana, os pesquisadores norte-americanos Henry Louis Gates Jr. e Andrew S. Curran retomam um concurso da Academia Real de Ciências de Bordeaux em 1741 para entender como o Iluminismo justificou a escravidão, no ensaio Inventando a ciência da raça.
A serrote#41 traz ainda um ensaio visual da artista Lucia Nogueira, apresentado pelo diretor de arte da revista, Daniel Trench. Também estão presentes trabalhos dos artistas Sandra Jávera, Guilherme Teixeira (cuja obra da série Oráculo figura na capa da edição), Paulo Whitaker, Wallace Pato, Marlon Amaro e Eduardo Haesbaert.
Serviço
Lançamento serrote #41 | Live com Djaimilia Pereira de Almeida e Stephanie Borges
28 de julho(quinta-feira), às 17h
Ao vivo pelos canais de YouTube do IMS e Facebook da serrote
Transmissão com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pelo YouTube e opção de legendas automáticas para quem assistir pelo Facebook.
twitter.com/imoreirasalles
instagram.com/imoreirasalles facebook.com/InstitutoMoreiraSalles
revistaserrote.com.br/