Após reuniões recentes com editoras em Bogotá e Buenos Aires, a presidente da Associação Internacional dos Editores (IPA, na sigla em inglês), Bodour Al Qasimi, continuou seus compromissos na América Latina com uma visita a São Paulo, onde participou de um evento marcando a lançamento da edição brasileira do PublisHer.
PublisHer é uma plataforma projetada para promover maior diversidade de gênero, solidariedade e igualdade de oportunidades no setor editorial do país. Com base no sucesso da iniciativa em todo o mundo, o PublisHer foi lançado no Brasil para capacitar editoras a fazerem parte de uma comunidade maior, para inspirar novas ideias, parcerias e iniciativas que abordam a diversidade e a inclusão na indústria.
Após esses compromissos, Bodour visitou a Feira Internacional do Livro de São Paulo, onde participou de várias discussões.
Em uma mesa redonda na intitulada “Novas Bibliotecas, Novos Leitores”, Al Qasimi se juntou a palestrantes da Colômbia e do Brasil, contou com a participação de Zoara Failla , do IPL, que apresentou dados da Retratos da Leitura em uma troca de experiências. Ela compartilhou a experiência dos Emirados Árabes Unidos de infundir uma nova visão e uma nova estratégia para transformar a Casa da Sabedoria em um portal moderno para conhecimento, cultura e aprendizado. A presidente da IPA também abordou o papel vital das bibliotecas em conectar comunidades, especialmente em países em desenvolvimento e em ambientes de crise.