A Bienal Mineira do Livro acontece de 13 a 22 de maio, no BH Shopping, com mais de 160 horas de programação diversa e com muitas atrações especiais.
O espaço Biblioteca Viva terá curadoria do Instituto Pró-Livro, com atividades de formação e atualização para bibliotecários e professores, mediadores de leitura e/ou profissionais responsáveis por bibliotecas e/ou salas de leitura. Os participantes terão acesso a pesquisa sobre hábitos de leitura, preferências dos leitores e uso e avaliação de bibliotecas comprovando a eficiência da leitura no incremento da aprendizagem de crianças e jovens.
A expectativa da organização, do maior evento literário em Minas Gerais, é atrair 150 mil visitantes. Serão 60 editoras com dezenas de autores e milhares de livros.
A Bienal está dividida em 11 eixos temáticos, propiciando um melhor atendimento a todas as faixas etárias:
1. Espaço Negócios – Curadoria: Fundação Dom Cabral .
2. Mais Idade, Mais Livros – Curadoria: Rede Longevidade –
3. Café Literário – Curadoria: Academia Mineira de Letras, com a participação especial de Rogério Faria Tavares
4. Conexão Livro – Curadoria: Grupo Asas
5. Espaço Eu Criança – Curadoria: Câmara Mineira do Livro.
6. Biblioteca Viva – Curadoria: Instituto Pró-Livro
7. Encontro Educação – Curadoria: Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe/MG), Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte.
8.Palavras Com Tempero – Curadoria: Instituto Fernando Sabino e Grupo Asas
9. Escolas na Bienal. Um dos mais importantes eixos da Bienal.
10 e 11. Cozinha Mineira em Prosa e Verso. Curadoria: Sebrae Minas.
A Bienal ainda conta com o apoio do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. O tema dos dez dias da programação é “O Reencontro é Real”, objetivando inserir o estado no circuito nacional cultural e no circuito do incremento da aprendizagem, transformando Belo Horizonte na capital brasileira da literatura. As atividades serão oportunidades para disseminar a leitura, divulgar livros, estreitar relacionamentos entre leitores e autores e estimular a geração de novos negócios.
O Instituto Pró Livro curador do espaço Bibliotecas Viva oferece as mess:
17/5 – em dois horários: 10h30 e 14h.
“O que diz a 5º edição da Retratos da Leitura no Brasil e quem são os leitores em Belo Horizonte”, com Zoara Failla, coordenadora da pesquisa e do IPL.
18/5 – em dois horários: 10h30 e 14h.
“Desafios para formar e encantar leitores e os leitores que perdemos pelo caminho”, com Rita Jover.
19/5 – em dois horários: 10h30 e 14h.
“A biblioteca e a formação de leitores”, com Marília Drª Paiva e mediação de Daniela Figueiredo.