Ação institucional tem como objetivo proporcionar espaços para debates em torno do livro, da leitura e da escrita, com o intuito de dar visibilidade à Universidade Estadual de Santa Cruz (UESV), à Editus – Editora da UESC e aos seus autores e também promover ações que possam contribuir para a formação de leitores e para o desenvolvimento regional
A programação do Pensar o livro envolve a participação de professores e estudantes da UESC e de outras instituições de ensino por meio da oferta de atividades variadas, que são voltadas para estudantes de graduação e da educação básica.
A execução do projeto contempla formatos variados, desde rodas de conversa virtuais, por meio de salas criadas pela equipe da Editus em plataformas digitais, até ações em escolas de modo presencial quando isso for seguro e permitido pelas autoridades sanitárias.
Os sujeitos contemplados são constituídos por estudantes, da educação básica e superior, bem como o público de um modo geral, tanto dentro da UESC quanto na comunidade regional. A sustentação teórica deste projeto está, principalmente, nas ideias de Freire (1994), que defende o acesso de todas as pessoas às instâncias produtoras de conhecimentos e saberes, bem como a autonomia dos sujeitos e processos educacionais pautados em pressupostos dialógicos. Os organizadores também tomam como base Fischer (2006), que afirma: “pessoa é aquilo que ela lê e aquilo que a pessoa lê é o que ela é” (FISCHER, 2006, pág. 314).
Para conhecer mais detalhes sobre o projeto, acesse o Instagram da Editus https://www.instagram.com/editus.uesc/?hl=pt-br ou o canal do YouTube da editora https://www.youtube.com/c/EditusEditoradaUESC