Nossa plataforma de projetos de leitura realizados em todo o Brasil recebe constantemente novos cadastros. Com o intuito de iluminar cada vez mais as iniciativas e de promover o intercâmbio de experiências dos projetos, dedicaremos um espaço na Newsletter Pró-Livro aos destaques do mês. Conheça os projetos de agosto:
Revista Gueto
A Gueto é um portal de divulgação de literatura em língua portuguesa e um celeiro de novos autores que acredita no poder da internet como ferramenta para compartilhar conhecimento e cultura.
Com publicações diárias de segunda a sexta-feira, o material selecionado por pelos editores da publicação posteriormente integra edições trimestrais online da Gueto, compondo um total de quatro revistas por ano.
Além disso, no portal há temos as edições especiais com temas específicos e materiais inéditos. É possível encontrar no site as edições sobre direitos humanos e minorias e sobre civilização e barbárie.
Os organizadores da iniciativa também comandam a Gueto Editorial um selo independente que publica e-books de poesia e prosa nos formatos PDF, MOBI e EPUB para download gratuito.
Se interessou pelo projeto? Acesse aqui o site da iniciativa e conheça mais sobre o trabalho.
Bataguassu, minha cidade lê
Organizado pela Prefeitura do Município sul mato-grossense, a iniciativa promove em diferentes espaços sociais do município de Bataguassu o hábito de leitura e a formação de leitores, integrando diversas atividades educativas e culturais de leitura, a fim de melhorar a qualidade da educação e ampliar as condições sociais de exercício da cidadania e de construir um instrumento pedagógico permanente nas escolas públicas municipais de Bataguassu a fim de desenvolver competência leitora, alavancar o letramento e contribuir com a melhoria da qualidade da educação.
O projeto “Minha Cidade Lê” busca potencializar o índice de leitura na rede municipal de ensino e na sociedade, como instrumento de melhorar a qualidade da educação e o desenvolvimento humano do município.
O público-alvo são crianças, jovens, adultos, estudantes e população de uma forma em geral.
Com uma política pública do livro e da leitura, o projeto pretende integrar o governo, escola, família e sociedade para fazer de Bataguassu uma cidade leitora, aumentando o fluxo de usuários na biblioteca municipal, mostrando e aproximando o público alvo do acervo.
Dentre as principais ações do projeto, destacam-se: a revitalização da Biblioteca Pública Municipal: parcerias e adesões com o Ministério da Cultura (Minc), Fundação de Cultura e instituições públicas e privadas para aquisição de novos acervos e modernização das bibliotecas públicas, privadas e escolares, a introdução da Leitura Deleite (leitura diária) no planejamento de aulas e na rotina semanal dos/as professores/as da RME, com registros no Instrumental de Monitoramento da Coordenação Pedagógica da escola municipal.
O projeto também visa a promoção da leitura em família, com a “sacolinha da leitura” – Clubinhos de Leitura nos CEIs. Também estão sendo implantados no município de Bataguassu os Pontos de Leitura nas salas de espera da prefeitura, secretarias municipais (SEMEC, Esporte e Lazer, Saúde e Assistência Social), Bancos e de Pontos Provisórios de Leitura nas praças e espaços públicos com instalação de Tendas de Leitura.
Mediação de leitura no SCFV
O projeto visa formar leitores por meio da mediação de leitura, ação que tem como foco principal o objeto livro, junto a crianças e jovens da faixa etária dos 7 aos 14 anos, que são atendidos no espaço do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que fica no Centro de Referencia em Assistência Social (CRAS) no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre/RS. Além de orientar na estruturação de uma sala de leitura para espaço que tenha a cara as crianças, buscando que sintam pertencentes do local.
O projeto tem duas grandes ações: 1. Atividades de mediação de leitura e 2. Criação da sala de leitura. Na ação 1, cada mês aborda uma temática diferente então com base nisso 2 ou 3 livros são selecionados para um mediador de leitura da BC Girassol faça a mediação para a turminha. Após a escolha do livro, a equipe pensa na ação de pós-mediação que melhor se encaixa com a leitura, tema do mês e restrições sanitária em virtude da pandemia. Os mediadores vão 1x ao mês no período da manhã e 1x no período da tarde no SCFV para realizar a ação.