Maria das Graças Monteiro Castro é doutora em Educação e professora adjunta do Curso de Biblioteconomia da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiânia e coordenadora do LIBRIS (Laboratório do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca), da UFG.
Em conversa sobre a universalização das bibliotecas escolares, prorrogada para 2024, Graça comenta sobre o que deve ser garantido na instalação, no funcionamento, no perfil dos profissionais e nas atividades oferecidas pelas bibliotecas escolares para que elas contribuam com a formação de leitores críticos e autônomos.
Na entrevista, ela também falou sobre como inserir a biblioteca no contexto pedagógico e como articular as demandas de alunos, professores, gestores e bibliotecários para promover o aprendizado e competências informacionais. Tudo isso baseada na experiência que ela vem tendo na coordenação do Projeto Libris, vencedor do Prêmio IPL.
O projeto atua como um laboratório, a partir de uma biblioteca escolar de referência e de configurações estruturais, técnicas, tecnológicas, organizacionais e de acervo, desenvolvidas e pautadas no desenvolvimento de modelos que contemplem as especificidades de uma biblioteca que efetive uma proposta de inserção no contexto pedagógico, a partir da articulação das necessidades informacionais e das demandas pedagógicas específicas de cada área do conhecimento escolar.