Realizamos uma pesquisa com organizadores de projetos que estão cadastrados na Plataforma para saber quais ações eles desenvolveram para continuar a atender os beneficiários das iniciativas no ano de 2020.
Esperamos que o compartilhamento de experiências possa auxiliar outros projetos em seus planejamentos para o ano de 2021. Dentre as que continuaram suas atividades na pandemia, destacamos:
Nome do projeto
O Contágio Pela Leitura
Representante
Sédima Ferreira França Viana
Quais foram as atividades realizadas em 2020?
As atividades foram replanejadas, então decidimos apresentar por meio das redes sociais da associação lives às terças e às quintas-feiras, com temáticas diversas: contação de histórias, racismo e como lidar com o isolamento no período de pandemia, por exemplo.
No decorrer dessas atividades, procuramos integrar os beneficiários do projeto, como também recorremos aos parceiros do território. Destaco também o trabalho efetivo da coordenação pedagógica e da administração, pois desde de março deram continuidade sem perder de vista a missão da OSC.
Número de beneficiários
50.
Nome do projeto
Projeto Institucional Clube da Leitura
Representante
Jéssica Rodrigues Romualdo
Quais foram as atividades realizadas em 2020?
Podcast literário, estanteteca digital, alimentação da fanpage do projeto com várias opções de leitura para os estudantes, proposições semanais junto às turmas em ações de leitura, escrita e oralidade. Desafios de leitura, sorteios,jogos, contações de histórias, recados de autores, leitura de obras em PDF, produção coletiva do Livro “Quarentena de sentimentos” ( formato e-book e flipbook ), portfólios digitais, vídeos com oficinas virtuais, leitura compartilhada, cantigas do cancioneiro popular e literatura de tradição oral. Só empregamos metodologias assíncronas, tendo em vista o perfil do público atendido e a contextualização do projeto na escola.
Número de beneficiários
100.
Nome do projeto
Piracaia na leitura
Representante
Amanda Leal
Quais foram as atividades realizadas em 2020?
Empréstimo de livros nas 8 minibibliotecas dos pontos de ônibus, mas com cartazes de orientação para manuseio dos livros (uso de máscaras e álcool gel). Mantivemos também a parceria com a Pastoral Carcerária, que continuou compartilhando livros do acervo do Piracaia na Leitura, realizando todos os cuidados necessários para a não propagação do vírus. Doamos também mais de 200 gibis para serem incorporados às cestas básicas, que o Fundo Social de Piracaia organizou para famílias em situação de vulnerabilidade.
Número de beneficiários
Difícil de estimar, pois é a população usuária de 8 pontos de ônibus da cidade de Piracaia, pessoas que estão em situação de privação de liberdade e famílias em vulnerabilidade social. Podemos pensar que, no mínimo, 2.000 pessoas.
Nome do projeto
Hora da Leitura
Representante
Cristiane Aparecida Rodrigues Magueta Leite
Quais foram as atividades realizadas em 2020?
Empréstimo e consulta do acervo; acesso gratuito à internet; distribuição de kits de leitura (contendo livro e revistas em quadrinhos da Turma da Mônica) aos alunos da rede pública municipal de ensino que são assistidos por programas sociais em Alambari.
Número de beneficiários
300.