O evento online marca o lançamento do livro “Escrevivência: a escrita de
nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo”, que reúne textos e artigos de diversos estudiosos renomados sobre o conceito de Escrevivência da autora. Esta obra organizada por Constância Lima Duarte e Isabella Rosado Nunes, apresenta olhares diversos sobre a Escrevivência de Conceição Evaristo.
O Seminário
O seminário A Escrevivência de Conceição Evaristo é uma iniciativa do Itaú Social em parceria com a MINA Comunicação e Arte que nasce a partir do Projeto Oficina de Autores – Memórias e Escrevivências de Conceição Evaristo, lançado em 2018 pelo Itaú Social. O seminário busca ampliar o debate sobre o conceito de Escrevivência criado por Conceição Evaristo há 25 anos e marca o lançamento da publicação “Escrevivência – a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo”.
O evento reunirá especialistas, autoras e autores dos artigos que compõem a publicação para debater sobre a importância da Escrevivência para a cultura nacional nas dimensões da história, artes, educação e comunicação.
O Livro
“Escrevivência – a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo” é uma “teia” tecida coletivamente, que reverencia e faz um mergulho no conceito-experiência criado pela autora em sua dissertação de mestrado, em 1995.
Esta obra organizada por Constância Lima Duarte e Isabella Rosado Nunes apresenta olhares diversos sobre a Escrevivência de Conceição Evaristo.
O título é inspirado na fala de Vitor Eduardo Severo da Silva, estudante da Escola Municipal Morro da Cruz, em Porto Alegre – RS. Em encontro com a escritora, em 2018, ela perguntou para uma turma do Ensino Fundamental o que significava escrevivência; e Vitor, de apenas seis anos, respondeu: “É escrever de nós”.
Além dos ensaios relacionados à educação, assinados pela superintendente do Itaú Social Angela Dannemann e por Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura da instituição, o livro traz artigos inéditos de Aparecida Salgueiro, Assunção Souza e Silva, Constância Lima Duarte, Denise Carrascosa, Eduardo de Assis Duarte, Fernanda Felisberto, Isabella Rosado Nunes, Islene Motta, Lívia Natalia, Ludmilla Lis, Maria Nazareth Fonseca e Rosane Borges.
A publicação apresenta, ainda, o trabalho da artista visual Goya Lopes. A partir de sua arte afro-brasileira única, Goya faz uma intervenção artística na Escrevivência de Conceição Evaristo.
Confira a programação completa do evento, clicando aqui.
Fonte: Itaú Cultural