*por Zoara Failla
Com tristeza noticiamos que, em 2020, não vamos vivenciar as emoções da premiação. Não vamos conhecer projetos e histórias inspiradoras de quem acredita no poder transformador da leitura e promove a leitura e o livro, na sociedade (Oscs), nas bibliotecas, mídias e cadeia produtiva do livro. Mas esperamos manter as conexões e a difusão das iniciativas que estão conseguindo vencer o distanciamento social e compartilhar sua experiências na promoção da leitura
A necessidade de distanciamento social, com a Covid 19, apesar de ter inspirado muitas ações de compartilhamento de leituras e mediação à distância, impactou as atividades presenciais dos projetos, e, muitos, tiveram cortes expressivos em patrocínios e recursos, chegando a inviabilizar sua continuidade.
Poderíamos avaliar e premiar quem conseguiu driblar esse momento tão difícil, mas não seriamos justos com quem sentiu cortes tão expressivos em seus recursos, gerando a impossibilidade de estarem presentes nos espaços de leitura e acesso ao livro. Muitos sofreram perdas de vidas em suas famílias, amigos, colaboradores e voluntários.
Também não teríamos o encontro com finalistas e o evento de premiação com abraços e muita emoção com os contatos e trocas.
Não temos o que comemorar em 2020, mas, certamente, vamos buscar nos livros companhia e inspiração e guardar nossas forças e projetos para transformar esse momento em 2021.
Para alimentar essa nossa inspiração para 2021 e manter a nossa conexão convidamos a acessar os mais de 100 projetos que já foram homenageados e vencedores e mais de 500 inciativas que estão cadastradas na Plataforma Pró-Livro, ambiente virtual do IPL de mapeamento, intercâmbio e difusão de ações de fomento à leitura.
Zoara é socióloga, gerente de projetos do IPL e coordenadora do Prêmio IPL Retratos da Leitura.