Conheça iniciativas de veículos de mídias (canais de YouTube, blogs, podcasts e revistas literárias) finalistas ou vencedoras do Prêmio IPL que se dedicam à literatura para o público adulto e aproveite para fazer a seleção dos livros que você vai ler nesta quarentena:
Leia Mulheres
Iniciativa que se difundiu por meio de seu site reúne pessoas em clubes de leituras para lerem obras escritas por mulheres e está presente em mais de 80 cidades em todos os estados brasileiros.
Ler antes de morrer
Com 215 mil inscritos e 8,5 milhões de visualizações, canal comandado pela jornalista Isabella Lubrano se destaca pela consistência dos conteúdos que ajudam os leitores a compreender clássicos da literatura mundial.
Livrada
Inicialmente criado como blog, em 2010, o Livrada! é uma plataforma multimídia voltada à apresentação e análise de livros, discussões sobre literatura, entrevista com autores e cobertura de festivais literários.
Página Cinco
Com uma audiência de 350 mil leitores por mês, blog do jornalista Rodrigo Casarin dá posição de destaque às diversas formas de literatura: dos clássicos aos fenômenos editoriais que sustentam o mercado.
Quatro Cinco Um
Revista enfatiza o lugar central do livro para o desenvolvimento do indivíduo, da sociedade e para a liberdade de expressão no país, dando visibilidade também às obras que não conseguem concorrer com as grandes editoras comerciais.
Vá ler um livro
Com mais de 3 milhões de views desde sua fundação, veículo de mídia com canal no YouTube, website, newsletters e redes sociais aborda a literatura como fonte de educação e como entretenimento.
A Rádio Caractere é um projeto do site Caractere Books cujo objetivo é abordar temas relacionados à leitura. Os episódios vão ao ar semanalmente e abordam os seguintes temas: Letras, Literatura, Educação e História.
A Pessoa é uma plataforma de criação e divulgação da literatura de língua portuguesa. Evoca um dos maiores poetas de todos os tempos para promover a experiência de leitura literária, com todas as suas imbricações políticas e estéticas. Reflete sobre o contemporâneo. Aposta na dessacralização da leitura. Organiza antologias e leva autores brasileiros para vários países do mundo, projetando a nossa literatura no circuito internacional, com forte reverberação interna.