A Rádio Caractere é um projeto do site Caractere Books cujo objetivo é abordar temas relacionados à leitura. Os episódios vão ao ar semanalmente e abordam os seguintes temas: Letras, Literatura, Educação e História. O podcast é finalista da quarta edição do Prêmio IPL Em poucas palavras, a rádio caractere foi definida por Manuel da Costa Pinto, selecionados do Prêmio IPL: “Um podcast com diferentes interfaces (como YouTube e Instagram) nas quais dois apresentadores conversam sobre obras literárias de modo informal, mas muito informativo”. diz. “O fato de haver duas vozes em diálogo, comentando e complementando os comentários, garante o dinamismo do texto, que tem a preocupação de contextualizar historicamente a vida e a obra do autor. Didático e acessível, consegue ensinar sem ser demasiado professoral”. A Rádio Caractere realiza episódios semanais em um formato fácil de ser consumido durante atividades corriqueiras do dia-a-dia. Tal formato permite a leitores e interessados em leitura se aproximarem de obras desconhecidas ou mesmo aquelas que causam receio em leitores menos experientes. “Transformar hábitos e promover práticas de leitura é o nosso propósito”, explica Suzane Cardoso, uma das organizadoras do projeto. “Não tínhamos em nossos meios grupos de leitura que discutissem os livros e leituras realizados, portanto, transformar as conversas sobre livros em algo consumível a outras pessoas que pudessem ter os mesmos interesses foi o maior incentivo”, conta. Após algum tempo consumindo podcasts e estudando a mídia, Suzane e seus companheiros de projeto pensaram sobre a viabilidade de produzir conteúdo de forma recorrente. Em 2018 o projeto foi implantado, estabilizando a produção no início de 2019. “Seguimos um cronograma de leitura, pesquisa, produção e edição do material, atentando para a pertinência do conteúdo, o valor agregado a cada episódio, tal como à qualidade do áudio e produção final. Após a finalização entramos na fase de divulgação e acompanhamento do retorno dos ouvintes”, explica Suzane. Desde então, os organizadores do projeto têm notado um incremento constante nos números de downloads dos episódios, assim como no número de engajamentos e interações com os ouvintes. Isso se dá tanto pelos aplicativos de distribuição dos episódios como pelas redes sociais. Outro ponto relevante foi a conquista das parcerias com a Editora Contexto e com a Companhia das Letras, no início de 2019, logo após a fase de implantação.