Por Leonardo de Sá Buscando dinamizar a linguagem com que se fala sobre literatura, projeto do SESC gaúcho leva palestras sobre livros às escolas públicas do estado Realizado no Rio Grande do Sul, o projeto “SESC Mais Leitura” tem como principal objetivo criar oportunidades para a realização de palestras e apresentações literárias que sejam feitas com exclusividade para os estudantes das escolas públicas gaúchas, selecionando escritores, especialistas, professores de literatura e afins, com o objetivo de possibilitar um trabalho em conjunto permeado pela tentativa de levar aos estudantes uma perspectiva mais dinâmica e interativa na hora de tratar de literatura, em oposição aos tradicionais métodos expositivos. A percepção de que a relação dos estudantes com as bibliotecas acontece majoritariamente no ambiente escolar tornou-se responsável pela criação da iniciativa. Afinal, se o estudante frequenta a biblioteca da escola já é um ganho, mas a restrição à este ambiente não precisa ser tomada como uma condição absoluta no trato com os alunos. Sendo assim, o projeto também ambiciona despertar os estudantes para a leitura, tornando-os frequentadores das bibliotecas do próprio SESC do Rio Grande do Sul. A ideia de uma abordagem informal dos temas, obras literárias e seus conteúdos visa permitir aos jovens a descoberta do vasto campo de domínio que é a literatura, onde estão presentes os mais diversos gêneros e estilos para os mais sortidos gostos. “O estudante, muitas vezes, relaciona a Literatura como mais uma demanda escolar. O projeto pretende despertar o gosto pela leitura, oferecendo um mundo diverso de autores que permitam ao jovem descobrir que tipo de leitura mais se identifica, para ampliar seu repertório de leitura”, comenta Vanessa Espindola, avaliadora do Prêmio IPL Retratos da Leitura.