Podcast organizado pela Companhia das Letras tem como objetivo difundir o debate crítico sobre literatura nas redes Criada pela editora Companhia das Letras, a Rádio Companhia é um podcast que começou a ir ao ar em outubro de 2016, quando a Companhia fez 30 anos de idade. O objetivo do projeto era ampliar o debate acerca de literatura na internet, de um modo que este pudesse estar acessível para todos os públicos nas mais diversas plataformas digitais. E, para tal, o caminho que encontraram foi promover episódios de discussão sobre alguns dos títulos do catálogo, além de entrevistar pesquisadores, professores e especialistas em literatura no geral para falar sobre temas afins. Até o momento, a Rádio Companhia já teve mais de 100 programas lançados ao longo desses últimos três anos em que passou a ir ao ar, angariando mais de 250 mil audições. “É um projeto bem elaborado. Trata-se do primeiro podcast produzido por uma editora, com o objetivo de ir além das ferramentas de marketing usadas para divulgar e vender os livros”, comenta Vera Esaú, uma das avaliadoras do Prêmio IPL Retratos da Leitura. Para ela, o podcast “oferece conteúdos e debates interessantes, sempre vinculados aos livros lançados pela editora”, tornando-se um relevante programa de incentivo a leitura no país e assumidamente vinculando-se ao seu caráter comercial.