Por Leonardo de Sá Biblioteca tornou-se responsável por diminuir índices de evasão escolar e aumentar classificação de desempenho da escola que a utiliza Uma biblioteca não é somente um espaço neutro cheio de livros, que deve ser frequentado por pessoas silenciosas e que não conversam entre si. Esta visão ultrapassada da instituição é a grande responsável por ceifar todas as possibilidades criativas em potência a serem elaboradas e postas em prática pelas bibliotecas em ambiente escolar, a fim de que os alunos tirem dela o máximo proveito. Esse é caso da Biblioteca Comunitária Santa Rosa, cujo trabalho já vem sendo consolidado há algum tempo, culminando mais recentemente em seu 9º ano de atuação. O trabalho constante da biblioteca fez com que a escola que dela se serve obtivesse resultados bastante expressivos em seu índices de desempenho, reduzindo a reprovação e praticamente zerando a desistência escolar. Atualmente, a biblioteca possui uma série de projetos esporádicos que são desenvolvidos em parceria com voluntários, como por exemplo o “Mutirão da Leitura”, o “Adote Um Aluno Carente”, o “Campeonato da Amizade”, “Uma Leitura por quilo de alimento”, entre outros. “O forte do projeto é a ação entre a biblioteca e a escola, já que esses diálogos nem sempre são muito fáceis”, comenta Adriana Ferrari, avaliadora do Prêmio IPL Retratos da Leitura.