Zoara Failla, coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolas, apresenta os resultados do levantamento e comenta os impactos gerados por esses espaços na aprendizagem dos alunos
Conheça os resultados da pesquisa “Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares, encomendada pelo Instituto Pro Livro ao INSPER, para identificar quais condições (instalações, recursos eletrônicos, funcionamento, perfil dos profissionais, atividades e integração ao projeto e currículo escolar), impactam positivamente na melhor performance de seus alunos em língua portuguesa, segundo os indicadores de avaliação em SAEB e IDEB.
16h30 – A Pesquisa “Retratos da Leitura – Biblioteca Escolar”
- Motivação e principais resultados segundo a avaliação dos entrevistados (diretor, professor e responsável pelas bibliotecas) – Zoara Failla– coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura – IPL)
- A relação das bibliotecas e seus atributos com o aprendizado, segundo IDEB e SAEB – (Sergio Pinheiro Firpo – pesquisador e professor do INSPER)
17h10 – DIÁLOGOS – breve reflexão sobre o que nos diz a pesquisa:
- A universalização das bibliotecas para atender à Lei nº 12.244/2010 e o Plano Nacional da Educação -PNE – desafios e viabilidade – Karine Silva dos Santos – Diretora de Ações Educacionais – FNDE/MEC
- A biblioteca escolar que promove a aprendizagem orientada pelo currículo escolar – como deve funcionar? O que deve ser garantido? – Marcela Porto – Ecofuturo e Simone Monteiro – professora da Rede Pública Municipal; Assessora de Articulação Pedagógica da MultiRio/SME; coordenou o Programa “Rio, uma cidade de leitores”(2001 a 2017)