Zoara Failla, coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura, estará presente em uma mesa de debates sobre o impacto das bibliotecas escolares nos desempenhos dos alunos. IPL conduziu um levantamento realizado em parceria com o Insper e com a OPE Sociais
A pesquisa tem como objetivo orientar políticas públicas e investimentos voltados à instalação e manutenção de bibliotecas escolares, para que elas se constituam em espaços de aprendizagem integrados ao currículo escolar. Ao todo, foram ouvidas quase 500 escolas,distribuídas em 17 estados e em todas as regiões brasileiras. Cerca de 60 questões fizeram parte das entrevistas pessoais (“face a face”) feitas com gestores/diretores, bibliotecários, responsáveis pelas bibliotecas ou salas de leitura e professores de Língua Portuguesa. Para integrar a amostra, foram consideradas as escolas públicas estaduais e municipais do Ensino Básico dotadas de bibliotecas/salas de leitura (declaradas) e que participaram da Prova Brasil em 2015.
Para a análise dos dados e correlação com o desempenho dos alunos em Português ou Matemática no Ensino Fundamental I, segundo IDEB e SAEB, foram elaborados cinco indicadores que agregam os diferentes atributos das bibliotecas e refletem as questões do instrumento de pesquisa, são eles: espaço físico/instalações; recursos eletrônicos; atendimento e perfil dos profissionais; acervo; e serviços e atividades curriculares e extracurriculares de promoção da leitura e da pesquisa.
Participação na Flip
Dia 12 – sexta
Cembra
15h – Biblioteca Escolar: porta do conhecimento
Convidados:
Zoara Failla– Coordenadora da Pesquisa Retratos da Leitura/Instituto Pró-Livro
Alessandra Miranda – Membro do Coletivo Amigo das Bibliotecas de Jardinópolis/SP
Rafael Motta – Deputado Federal e relator do Fundo Pró-Leitura e Membro da Comissão de Educação da Câmara de Deputados
Mediação: Volnei Canônica – Presidente do Instituto de Leitura Quindim