Qual o impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos? Nova pesquisa do Instituto Pró-Livro busca responder essa pergunta. Zoara Failla, coordenadora do Prêmio IPL e Retratos da Leitura no Brasil comenta em podcast do PublishNews as descobertas iniciais do estudo No ano que vem, encerra o prazo para a universalização das bibliotecas em todas as escolas do País, de acordo com o que está previsto na lei 12.244 de 2010. Apontada por muitos como utopia, essa universalização está longe, bem longe, de se tornar real. Levantamento do Ministério da Educação aponta que 60% das escolas públicas brasileiras não tem bibliotecas. Diante desse desafio, o Instituto Pró-Livro (IPL) encomendou ao Insper um estudo com o objetivo de avaliar o impacto das bibliotecas escolares na aprendizagem dos alunos do Ensino Básico. Os primeiros resultados estarão disponíveis ao público a partir desta terça-feira (23), mas Zoara Failla, gerente de projetos do IPL, antecipou alguns insights em participação no Podcast do PublishNews desta semana. Ela explicou que a pesquisa busca correlacionar a situação das bibliotecas (se são abertas, se propõem atividades extracurriculares, se têm um acervo diversificado etc) com os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para ouvir o podcast na íntegra, clique aqui.