Iniciativa do Instituto João e Maria Backheuser promove formação sistêmica de equipe técnica da secretaria de educação, diretores e coordenadores pedagógicos para a qualificação de espaços e experiências de leitura nas escolas de EI e EF dos municípios em que atua Professores leitores formam alunos leitores. No entanto, levantamentos feitos no Brasil a respeito do comportamento leitor de nossos docentes mostram que ainda lemos muito pouco. Por isso ampliar experiências literárias de educadores e alunos e realizar mudanças na gestão das escolas para promover acesso aos livros e as práticas de leitura diversas de leitura são alterações urgentes para a transformação do Brasil em um país de leitores. Como forma de contribuir para a mudança desse cenário, o Instituto João e Maria Backheuser criou o Projeto Transformar, que promove formação sistêmica de equipe técnica da secretaria de educação, diretores e coordenadores pedagógicos para a qualificação de espaços e experiências de leitura nas escolas de EI e EF dos municípios em que atua. Durante o programa são desenvolvidas ações para que educadores ampliem conhecimentos sobre livros, experiências leitoras e didática para a formação leitora dos estudantes. Além de ações institucionais de leitura e estratégias para a aproximação das famílias a esse universo.O ciclo formativo é assumido como política pela rede e tem como princípio Ação-Reflexão-Ação, conjugando teoria e prática para que todos sintam-se seguros e motivados As ações do projeto são cíclicas e estruturadas por: formação sistêmica vinculada com as práticas profissionais de cada educador; parceria com a equipe gestora da rede para planejamento e execução; desenvolvimento de ciclos formativos envolvendo as atividades presenciais e intervalares, contemplando o planejamento e o acompanhamento das práticas de ensino nas escolas; monitoramento do projeto com vistas a ajustes de rota durante o seu desenvolvimento; parceria entre escola e família como modo de fortalecer o foco de todos para a aprendizagem dos alunos. Ao final de 2018 está prevista a realização de um seminário para compartilhar as aprendizagens dos educadores e o lançamento de 2 publicações, uma voltada para as práticas de gestão e formação das práticas de leitura nas escolas e outra às ações de aproximação da família com a escola.