O projeto promove ações de incentivo à leitura para crianças e adolescentes e jovens, com formação de grupos focais, contação de histórias na biblioteca, atividades de leitura na rua, mediação na comunidade e quartas culturais na periferia de Fortaleza Realizar práticas de incentivo à leitura, para o enfrentamento às dificuldades de aprendizagens e desenvolvimento do prazer de ler, como um direito e um valor agregado à vida é o principal objetivo do Aprender a ler é um prazer. A iniciativa promove ações de promoção da leitura com crianças, juventudes e famílias, para proporcionar a eles autonomia na leitura e o prazer em ler, além de formar mediadores de leitura e fazer incidência dentro das temáticas da Política Nacional do Livro . As ações desenvolvidas no projeto são baseadas no Programa Prazer em Ler, do Instituto C&A, na leitura como um valor agregado à vida e como um direito. “Estamos em uma comunidade que revela paradoxos sociais marcados por problemas comuns aos bairros considerados de periferia: injustiças sociais e graves problemas de segurança, acompanhada da fragilidade de espaços”, diz Mônica Sillan de Oliveira, responsável pelo projeto. “Por isso, precisamos que um ambiente que seja acolhedor para que crianças, adolescentes, jovens e seus familiares realizem atividades de leitura e estudo e que participem de momentos de escuta e construção de estratégias de resiliências ante as adversidades a que são expostos diariamente”. As atividades são direcionadas às famílias e valorizam o imaginário, o espírito lúdico, a participação livre, crítica e autônoma, fomentando a incidência política nos espaços de garantia de direito. O projeto também mobiliza as escolas da região, a associação de moradores e os espaços de garantia de direitos, que atuam na comunidade, fazendo militância e disseminando nos atendidos a política do livro e da leitura como direito e um valor agregado à vida. Durante o ano, a programação do Aprender a ler é um prazer é bastante variada e inclui as seguintes ações: contação de histórias e mediação de leitura, encontro de grupos focais de leitura, encontros intergeracionais de leitura, empréstimos de livros, leitura nas calçadas e quartas culturais (eventos realizados com contação de história, recital de poesias e apresentações artísticas para toda comunidade).