Projeto contínuo de formação de mediadores de leitura realizado na zona rural da cidade de Itapetininga auxilia estudantes a aperfeiçoar sua capacidade de ler, compreender e a transformar a realidade dos integrantes do projeto O Projeto Leitura-Mania, tem como principal objetivo articular e fortalecer ações de leitura com os alunos dos 4º e 5º anos da zona rural, além de aperfeiçoar o leitor e formar mediadores de leitura, melhorando a capacidade de comunicação e enriquecimento do vocabulário. Os participantes são protagonistas do fomento ao livro, à leitura e à literatura na unidade escolar e em suas comunidades. Como funciona Sua característica principal é realizar a oficina para a formação de mediadores que lerão para alunos regularmente matriculados na zona rural do município, onde o acesso ao livro é mais restrito. O projeto possui uma carga horária de 10 horas no contraturno das atividades escolares, divididas em 6 horas de atividades de referência, para compreensão do projeto, e 4 horas para estágio – atividades práticas de mediação de leitura junto à comunidade, mais 2 horas extras, para a realização da formatura dos alunos, sendo: 3 encontros de 2 horas cada para formação do mediador; 2 encontros de 2 horas de atividade prática, sendo 1 para realização da mediação e 1 para avaliação dos resultados; 1 encontro de 2 horas para formatura dos jovens mediadores de leitura. Até agora foram formados 120 mediadores de leitura do Leitura-Mania, que leem regularmente para alunos das escolas da zona rural. Resultados obtidos De acordo com os organizadores, a ação tem sido fundamental para o desenvolvimento do hábito leitor das crianças. Os resultados comprovam a afirmação: seus integrantes passaram a ler com mais frequência, utilizar a biblioteca escolar para novas leituras e também a mediar leitura junto a outras instituições, a leitura e escrita apresentaram melhora e os integrantes ampliaram o repertório de livros conhecidos, vocabulário e habilidade de comunicação com o público participante.