Prêmio IPL: depoimentos dos vencedores das organizações sociais civis

Vencedores da segunda edição do Prêmio IPL Retratos da Leitura contam a importância da premiação para os projetos dos quais fazem parte e apresentam brevemente as iniciativas A terceira parte da série de postagens com depoimentos dos vencedores de Prêmio IPL 2017 dá voz aos vencedores da categoria organizações sociais civis. Abaixo você encontra breves descritivos dos projetos vencedores, acompanhados de vídeos nos quais seus organizadores contam um pouco sobre elas e falam sobre a importância do Prêmio IPL para as iniciativas. Com a palavra, os vencedores: Passaporte para o futuro – Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais/Banco de Livros Origem: Porto Alegre/RS https://youtu.be/dG2CO2-jQHg O Passaporte para o Futuro já instalou 98 espaços de leitura nas casas prisionais do Rio Grande do Sul e capacitou servidores, que fazem o atendimento junto aos apenados e familiares. O resultados são oficinas de leitura e escrita, a publicação de três volumes do livro “Vozes de um tempo” e aprovações no ENEM Carcerário. Os organizadores do projeto entendem que um dos seus papéis na sociedade é o de serem agentes de implementação de ações educativas e culturais, que façam o conhecimento circular e chegar até as pessoas que não possuem o acesso à leitura, proporcionando aos beneficiados o acesso à informação, reduzindo assim as desigualdades sociais e culturais. “O projeto foi elaborado pelo Banco de Livros após iniciamos o diagnóstico das unidades prisionais e o perfil do público de cada uma delas”, diz Neli Miotto, bibliotecária gestora do Banco de Livros. “Com base nessa radiografia, o Banco de Livros, em parceria com os demais Bancos Sociais, construiu mobiliários, tapetes, cortinas, estantes, computadores e livros”. Tô na rede Pará – Instituto de Políticas Relacionais Origem: São Paulo/SP https://youtu.be/uHJtYkLRCf4 O Tô na Rede é uma parceria do Instituto de Políticas Relacionais com a Fundação Bill e Melinda Gates , o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e governos locais para melhorar o engajamento das bibliotecas públicas com a sua comunidade. O objetivo principal do programa é fomentar uma rede de conhecimento, leitura e informação em seus locais de atuação e, dessa forma, potencializar o papel das bibliotecas públicas dentro de seus municípios. Elas devem, portanto, ser espaços dinâmicos e modernos de criação, interação e disseminação da informação que acolham e envolvam as comunidades.   Círculos de leitura – Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial Origem: São Paulo/SP https://youtu.be/3T8HCko2bzM Projeto desenvolvido pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial forma alunos de escolas da rede pública para ler, discutir e produzir textos a partir de obras clássicas da literatura brasileira e universal. O projeto Círculos de Leitura forma leitores e dissemina a prática da reflexão e do senso crítico. “Há 17 anos buscamos fomentar o protagonismo juvenil, por meio do qual a leitura é utilizada para trabalhar a formação integral dos jovens: falamos de valores, da formação do caráter, do que chamamos pedagogicamente de competências socioemocionais”, afirma Maria Aparecida da Silva Lamas, coordenadora pedagógica do programa Círculos de Leitura.