No dia do leitor, que tal doar livros ou dar algum de presente? Novos ou usados, eles podem ser transformadores para quem os recebe De acordo com a quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, do Instituto Pró-Livro (IPL), receber um livro de presente é a segunda principal forma de acesso à leitura dos brasileiros. Por isso, nada melhor do que aproveitar o dia 07 de janeiro, quando se comemora o dia do leitor, para espalhar livros por aí. Vale tudo: emprestar, doar, desapegar ou comprar um para si ou para dar de presente. Na hora de selecionar a obra que vai dar de presente, procure saber um pouco sobre os interesses de quem vai recebê-la. A pesquisa aponta que o tema influencia 30% dos leitores na hora de escolher o que vão ler. Caso você queira doar obras para alguma instituição que arrecade livros, preparamos uma lista com várias delas, que estão localizadas em diversos estados do Brasil. Clique aqui para conhecê-la. Não se esqueça também das crianças! Segundo a Retratos, do IPL, o gosto pela leitura é uma construção que vem da infância, bastante influenciada por mães e pais. A família tem um papel fundamental no despertar do interesse pela leitura, seja pelo exemplo, ao ler na frente dos olhos, ou ao promover a leitura. Para os pequenos, o fator mais decisivo na hora de escolher um livro é a capa. Curiosidades sobre a leitura no Brasil Ainda em comemoração à data, separamos outros dados interessantes sobre o perfil do leitor do brasileiro, todos eles retirados da quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil:
- As mulheres continuam lendo mais do que os homens (59% das mulheres são leitoras), mas os homens vêm reduzindo essa diferença (52% deles são leitores; eram 44% em 2011).
- A grande maioria dos leitores mora em capitais e municípios com mais de 100 mil habitantes e estão na região Sudeste.
Encontramos mais leitores entre:
- estudantes – 84% dos estudantes são leitores;
- quem tem nível superior – 82% são leitores;
- aqueles que pertencem à classe A – 76% são leitores;
- faixa etária de 11 a 13 anos (84%) e de 14 a 17 anos (75%)