O objetivo do trabalho desenvolvido em Lauro de Freitas, na Bahia, é levar livros até as pessoas em um carrinho que circula em ruas, praças, espaços públicos e privados. A livraria é lúdica e itinerante, inspirada nos carrinhos populares de pipoca e picolé De forma criativa, democrática e inovadora, o projeto Carrinho de Livros, da baiana Solisluna Design Editora, se propõe a colaborar com a educação e a cultura do Brasil, transformando o mercado de distribuição de livros para as editoras independentes, promovendo a leitura com livros de qualidade, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente. O desejo de levar livros de qualidade superior para todos de uma forma simples e direta moveu os designers da Solisluna a construir carrinhos aos moldes dos de pipoca e picolé que circulam nas ruas, nos quais são vendidos livros da editora. “A ideia do carrinho é colocar o livro na paisagem da cidade, é desmistificar o lugar do livro como só sendo a livraria, é levar o livro para a praça, para o cotidiano, como a pipoca e o picolé”, diz Valéria Pergentino, diretora e editora da Solisluna. Durante o primeiro ano de circulação, foram ocupados diversos espaços com diferentes públicos. “Acreditamos que para transformar os quadros sociais do nosso Brasil precisamos juntos investir no livro e na educação em todos os seus desdobramentos”, afirma Kin Pergentino Sampaio, gerente de inovação da Solisluna. “O projeto nasceu da necessidade de sair do lugar comum. O Carrinho de Livros coloca as obras em movimento, promove encontros e transformações. Tem um modelo de negócios disruptivo, de impacto social, que promete ampliar o acesso aos livros fora dos grandes centros urbanos”. Além de facilitar o acesso ao livro à população de Lauro de Freitas, o Carrinho de livros já foi capaz de aumentar fortalecer e divulgar a Solisluna como elo importante da cadeia produtiva do livro baiana. Quer saber mais sobre o projeto? Então acesse o site da iniciativa ou sua página no Facebook.