Considerado por muitos o maior escritor de língua portuguesa, Machado escreveu romances, contos, poesias, crônicas e peças de teatro. Há exatos 109 anos o escritor falecera no Rio de Janeiro, cidade onde nasceu “Uma existência, além da morte”, assim escreveu Euclides da Cunha no dia 30 de setembro de 1908 no Jornal do Commercio sobre o falecimento de Machado de Assis, que havia acontecido na noite anterior. Hoje, 109 anos depois, o escritor continua a ser um dos mais lidos em todo o Brasil e traduzido para diversas línguas. Presente em diversas listas de provas de vestibulares e estudado pelos alunos das escolas do Brasil, Machado de Assis também é citado na 4a edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, como o autor mais conhecido entre os entrevistados, ficando à frente de Monteiro Lobato, Paulo Coelho e Jorge Amado. Em outro questionamento, sobre o escritor que os respondentes mais gostam, Machado apareceu na segunda colocação, atrás apenas de Monteiro Lobato. A pesquisa Retratos da Leitura é considerada o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro. Leia o levantamento na íntegra, clicando aqui. Como forma de homenagear um dos imortais mais lidos de nosso país, separamos algumas curiosidades sobre ele:
- Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em 1896. Foi aclamado presidente e por unanimidade, logo na primeira reunião, eleito presidente. Ocupou a cadeira de número 23. Em sua homenagem, a Academia é chamada de “Casa de Machado de Assis”.
- O literato frequentou por pouco tempo uma escola pública. Sua formação foi autodidata, devido ao interesse que tinha em todos os tipos de leitura.
- O autor escreveu mais de 200 contos.
- Machado de Assis morreu aos sessenta e nove anos de idade, com uma úlcera cancerosa na boca.
- Grande parte de sua obra está disponível gratuitamente no portal Domínio Público, uma ótima oportunidade para ler mais um de seus belos textos, não? Acesse o portal, clicando aqui, e celebre essa importante data com uma nova e prazerosa leitura.
Quer saber mais sobre a vida e a obra do autor? Então acesse aqui o portal Machado de Assis, criado pelo Ministério da Educação. Boa leitura! Fontes: ABL Machado de Assis, Wikipedia, Machado de Assis – Vida e Obra (MEC)