Realizada em parceria com Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária (Cedac), a iniciativa social da FTD Educação impacta a vida de muitas crianças e ressalta a importância da leitura na primeira infância Desde o ano de 2012, com edições nas cidades paulistas de Guarulhos, Itatinga e Pratânia e Ferraz de Vasconcelos, Pequenos Leitores atua na formação de professores, coordenadores, técnicos e diretores das escolas de Educação Infantil para garantir, por meio da leitura literária, o ingresso das crianças de 3 a 5 anos na cultura escrita. “Não dá para mudar uma realidade trabalhando apenas com os professores, precisamos trabalhar em uma escala maior dentro da escola”, afirma Izabel Toro, coordenadora de investimento social privado da FTD Educação. “Para que possa se tornar uma política pública ou fazer parte daquele município, é importante que todas essas instâncias estejam alinhadas, que todos comprem o projeto”. Os próprios professores, muitas vezes, tiveram experiências insatisfatórias com a leitura quando crianças e até mesmo quando adultos, o que dificulta a sua atuação como mediador e formador de leitores. O projeto os aproxima do universo literário, ampliando e qualificando sua experiência como leitores e como formadores de leitores.“Ao longo dos dois anos de formação, a gente faz uma discussão para que, tanto as escolas como a rede, cheguem a um documento em que elas consigam sistematizar e concretizar a intenção educativa com a leitura literária das crianças”, complementa Sandra Medrano, coordenadora pedagógica da iniciativa no Cedac. Quer saber mais sobre o projeto ou sobre as iniciativas da FTD Educação? Então acesse o perfil da associação no Facebook, clicando aqui. Quer saber como sua iniciativa pode concorrer ao Prêmio IPL 2017? Confira os detalhes aqui. Fonte: material adaptado do site da FTD Educação