Conheça o projeto desenvolvido por gestores e alunos do Colégio Estadual 28 de Janeiro, situado no município de Monte Alegre de Sergipe, no qual foi criado um sistema de monitoria voluntária que permitiu a reabertura da biblioteca da instituição Ouvir os alunos e prestar atenção aos sinais dados por eles é uma das principais ferramentas que educadores e gestores escolares possuem para transformar o ambiente escolar e atender às demandas. Foi assim que os organizadores do projeto de monitoria da biblioteca do Colégio Estadual 28 de Janeiro, em Sergipe, descobriram que os estudantes não liam na instituição por falta de espaço para fazê-lo e não por não gostarem de livros. “Depois de realizarmos uma pesquisa sobre a formação do aluno leitor do 8º ano do Ensino Fundamental reestruturamos o espaço da biblioteca e envolvemos os aprendizes”, diz Carlos Aragão, organizador do projeto. O primeiro passo foi divulgar a ideia no colégio, buscando chamar a atenção de candidatos para a função de monitor. Em seguida, ocorreu a seleção dos primeiros monitores com a aplicação de uma prova dissertativa. Eles foram distribuídos entre dias e turnos, previstos para que sempre haja alguém disponível no espaço para atendimento. “Isso ressalta a intenção de tornar o espaço de leitura acessível a todo o público estudantil”, afirma Aragão. Desde então, a biblioteca é organizada pelos estudantes voluntários que a mantém aberta nos três turnos de funcionamento.