Trabalho voluntário de mediação de leitura em escolas públicas desperta em crianças e jovens o processo do comportamento leitor por meio do contato com livros infanto-juvenis de qualidade Não resta dúvida de que além de promover a formação do indivíduo, o fomento de projetos sociais possibilita também o resgate da cidadania, principalmente de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. A implantação de projetos sociais que valorizem a importância da leitura é urgente para democratizar a igualdade social; para a inserção dos menos favorecidos na construção do seu meio social; para incentivar crianças e jovens a se tornarem cidadãos modificadores do meio em que vivem, como também, é uma ferramenta fundamental na transformação de vidas de muitos brasileiros. O Projeto Semeando é mais um dentre tantos realizados por esse Brasil que se propõe a contribuir para o estímulo à leitura, a promoção da cultura, a valorização social e a disseminação da cultura regional por meio da mediação de leitura. A iniciativa se apoia no desenvolvimento de círculos literários, rodas de leitura, contação de histórias e mediação de leituras. O projeto visa fomentar ações para o resgate da valorização do brincar/aprender no processo da formação de crianças e jovens no meio educacional e, assim, compartilhar atividades de integração que permitam o exercício da cidadania. Todos os meses são organizadas rodas de mediação de leitura para crianças das escolas e creches da periferia de Teresina. Hoje são atendidas duas creches e duas escolas. O projeto também disponibiliza seu acervo para leitura individual ou coletiva das crianças. E as ações já apresentam belos impactos nas comunidades atendidas: por meio do projeto está se alcançando o letramento literário das crianças, assim como se estabeleceu também um ciclo de rotina de leitura durante o período escolar. Passos fundamentais na construção de um país de leitores, não é mesmo? Quer saber mais sobre o projeto ou colaborar com ele? Acesse aqui a página do Semeando Leitores no Facebook.