Céu de Histórias

 

400 pipas com contos de importantes autores brasileiros são soltas no Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, para estimular o hábito de ler

Ação do Instituto Pró-Livro, em parceria com a Salles Chemistri, leva obras de autores como Ana Maria Machado, Benedito Ruy Barbosa, Pedro Bandeira e Ziraldo aos céus do Morro Santa Marta

Ler faz a imaginação voar. E no mês em que se comemora a leitura infantil, o Instituto Pró-Livro (IPL) e a agência Salles Chemistri promovem a campanha “Céu de Histórias”, que divulga contos de grandes nomes da nossa literatura de forma lúdica e inovadora.

A iniciativa tem como ponto de partida uma ação realizada entre 250 crianças na comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro. Lá, neste mês, foram distribuídas 400 pipas com contos e fragmentos de obras de importantes autores nacionais, como o escritor e cartunista Ziraldo, o novelista Benedito Ruy Barbosa, e os escritores Pedro Bandeira, Ana Maria Machado, Roseana Murray, Silvia Orthof e Leo Cunha.

Os 11 modelos de pipas com diferentes ilustrações foram criados em parceria com alguns dos principais estúdios do Brasil, o que tornou os textos ainda mais atraentes. Essas pipas invadiram e coloriram o céu da comunidade, estimulando as crianças a pegarem as que tinham suas linhas cortadas para que tivessem a chance de ler as histórias que elas traziam.

 

Uma dessas crianças foi Alisson Patrick Cardoso Dias, de 12 anos. Morador da comunidade, o aluno do 6º ano do Ensino Fundamental achou “muito maneiras” as pipas decoradas com trechos de livros. Ele pegou várias para empinar: “Costumo ir na biblioteca olhar os livros. Se acho maneiro, pego para ler”, contou ele que se interessou particularmente pela pipa com trechos do “Menino Maluquinho”. “Acho que esse livro pode ser legal, talvez eu leia”, afirmou.

Todo esse momento mágico foi registrado em um vídeo agora divulgado no link:
https://www.youtube.com/watch?v=ub99GLEIRP4

“A pipa é um dos principais passatempos das crianças em comunidades carentes. Nossa ideia é que elas tragam as histórias e sejam lidas e empinadas por diversas dessas crianças, incentivando a leitura e despertando uma representação positiva e prazerosa em relação ao livro e a literatura”, comenta Antonio Luis Rios, presidente do IPL.

“O “Céu de Histórias” presenteou as crianças – em alguns casos pela primeira vez — com um pouco de literatura”, diz Zoara Failla, organizadora do livro Retratos da Leitura no Brasil, do IPL. “O gosto pela leitura, como toda paixão, é algo que precisa ser ‘conquistado’ ou ‘seduzido’”, conclui.

Antonio Luiz Rios destaca a importância da campanha e das parcerias, afirmando que ações como essa devem ser estimuladas, pois promovem a leitura espontânea. Citando as informações da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo instituto, ele ressalta que a pesquisa revela que 88% dos leitores informaram que ganhar livros foi importante para despertar o gosto pela leitura, enquanto 87% dos não leitores afirmaram que nunca ganharam um livro. Toda a ação voltada a despertar o interesse pela leitura de literatura  e valorizar o livro são importantes para reverter os baixos índices de leitura do brasileiro. Ele informa que, segundo a pesquisa, que tem amplitude nacional, as crianças leem principalmente para cumprir uma exigência escolar. Na faixa etária de 5 a 13 anos leu-se em média, em um período de três meses, 3.2 livros. Destes 2.4 foram indicados pela escola.

Segundo ele, também, a escolha do Rio de Janeiro coincide com um dado que chama a atenção nessa pesquisa. A cidade está compreendida na região sudeste do Brasil que, apesar de ter o maior público consumidor editorial do Brasil, tem a menor concentração de leitores na faixa entre 5 a 10 anos e de 11 a 13 anos. “É nesta fase que conseguimos estimular com maior intensidade o gosto pela leitura, tanto que em nosso levantamento, os entrevistados que se disseram leitores afirmaram que os professores e as mães foram seus principais influenciadores”.

Criado em outubro de 2006, o IPL tem como missão contribuir para o desenvolvimento de ações voltadas a transformar o Brasil em um país leitor. A associação sem fins lucrativos é mantida com recursos constituídos, principalmente, por contribuições de entidades do mercado editorial.

 

FICHA TÉCNICA

Instituto Pró-Livro

Projeto: Céu de Histórias 

Agência: Publicis Salles Chemistri

Direção de criação: Hugo Rodrigues, Antonio Correa e Luís Felipe Figueiredo

Criação: Marcelo Ferreira, Germano Weber e Cadu Vigilia

Atendimento: Bruna Pavanni Machado

RP: Paula Ganem e Rebeca Serpa

Planejamento: AugustoSavietto

RTVC: Tato Bono, Cayan Lobo e Thaís Heringer

Art Buyer: Selma Momosse

Produção: Rita Vilarim e Emerson Russo

Retoque: Rogério Machado

Editoras parceiras: FTD e Melhoramentos

Escritores convidados:

Ziraldo

Benedito Ruy Barbosa

Pedro Bandeira

Ana Maria Machado

Fernanda Coelho

Claudio Fragata

Roseana Murray

Sylvia Orthof

Leo Cunha

Gustavo Vilela

Ilustração das Pipas:

Möve, 

Estúdio Notan

Casa das Três

Gabriel D’Orazio

Mutato Art

Ilustradesign

Estúdio Rabiskeria

 

Produtora: Cinerama Brasilis

Direção de Atendimento: Vera Oliveira

Produção: Tais Quadros e Nina Rivielo

Produção executiva: Mario Nakamura

Direção do filme: Daniel Vargas
Direção de fotografia
: Bernardo Richter
Pós-Produção
: Cinerama Brasilis

Finalização do Filme: Tassia da Hora e Luiz Méliga

Produtora de áudio: Nova Onda / Direção de Produção: Passarinho

Aprovação do cliente: Zoara Failla

 

Informações para a Imprensa:

 

Jô Ribes Comunicação (Assessoria IPL)

Contato: Maristela Rizzo

comunicacao@joribes.com.br

Tel.: (11) 3721-3232

 

Salles Chemistri

Contato: Paula Ganem

paula.ganem@publicis.com.br

Tel.: (11) 3169-9058

Conheça o site do projeto!
http://www.ceudehistorias.com.br/

Outro vídeo de ação ligada ao projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=r5zKYMXsJPQ