Acontece em Brasília, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, o I Encontro Internacional de Políticas Públicas – Território Leitor.
Debaixo desse grande guarda-chuvas empunhado pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (DLLLB) do Ministério da Cultura, acontecem três encontros fundamentais no entendimento das políticas públicas de leitura no Brasil: I Encontro do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), XX Encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e o XVI Encontro do Proler. “Pensar em um Território Leitor é estabelecer as possíveis conexões entre os atores em um recorte não apenas geográfico, mas em um espaço onde as pessoas estão em constante movimento”, defende Volnei Canônica, titular da DLLLB.
O Território Leitor vai reunir representantes do Chile, Colômbia, EUA, Finlândia, Paraguai e Uruguai para juntos dialogarem sobre boas práticas nas mais diferentes atividades voltadas à promoção de leitura. A abertura do evento, marcada para a próxima segunda (30), às 14h, no Auditório do Senado Federal, terá os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e da Educação, Aloizio Mercadante, além de José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL, da deputada Jandira Feghali e de Volnei Canônica. Neste mesmo dia, o MinC fecha um acordo com a Bill & Melinda Gates Foundation, que será representada por Deborah Jacobs, diretora da Global Libraries da fundação mantida pelo casal Gates.
Na terça-feira (1º), às 8h30, Marta Ascano, coordenadora do Plan Nacional de Lectura do Uruguai; Álvaro Soffia Serrano, secretária executiva do Consejo Nacional del Libro y la Lectura do Chile; Patricia Niño Rodríguez, representando o Plan Nacional de Lectura y Escrita da Colômbia, e Maria Isabel Roa, representando o Plan Nacional de Lectura do Paraguai, compartilham a mesa Governo e sociedade: Planos Nacionais do Livro e da Leitura com Castilho.
Outro pronto alto da programação deve ser a mesa Bibliotecas e inovações, que acontece às 14h da terça-feira. A mesa vai reunir Kari Lämsä, da Finlândia, e Sandra Suescún Barrera, da Colômbia, sob mediação de Pilar Pacheco, da Bill & Melinda Gates Foundation. Clique aqui e tenha acesso à íntegra da programação.