Fome de leitura pode chegar a outros estados

O projeto Fome de Leitura pode ultrapassar as fronteiras do estado do Rio de Janeiro e chegar a outras unidades da federação. Esta foi a proposta feita pelo assessor especial da Ong Ação da Cidadania, Daniel Souza, nesta segunda-feira (23), durante evento de formalização da parceria entre a entidade, a Caarj e o Centro de Integração Empresa-Escola. “Acho que devemos aproveitar a experiência para provocar os outros estados, no ano que vem. Estamos em 17 estados e devemos utilizar esta ponte que temos e levar esta ideia, que é tão bonita, a outros lugares além do Rio”, afirmou ele. Presidente da Caixa de Assistência, Marcello Oliveira gostou da ideia e já se comprometeu a levar a pauta adiante. “Em dezembro estaremos no Concad, em Belo Horizonte, reunidos com presidentes das outras Caixas do país. Vou levar esta proposta e tenho certeza de que seremos bem recebidos”, apostou.

A proposição também contou com o apoio da madrinha do projeto, a escritora e contadora de histórias Bia Bedran. “Esta é uma campanha linda e irresistível. Precisamos fazer com que o livro seja um objeto de desejo maior do que um celular ou qualquer outro eletrônico. Quero parabenizar a Caarj por esta iniciativa, pois esta é uma campanha de utilidade pública. Precisamos fazer com que os livros circulem, independente da classe social”, acrescentou ela, que tem 42 anos de experiência e militante na área da literatura e da música.

Durante o evento, Marcello Oliveira anunciou que o total de livros arrecadados já chegou à marca dos 4 mil. “Tínhamos uma perspectiva modesta, de arrecadar 1.500 livros, mas a adesão está sendo muito positiva, não só da advocacia mas também das editoras. Estamos ganhando corpo e todos os apoiadores são bem vindos”, disse ele, anunciando que as subseções participantes irão ser avaliadas num “ranking solidário”: “A subseção que mais arrecadar livros irá receber uma biblioteca jurídica montada pela Caarj”. Superintendente do CIEE, Paulo Pimenta frisou que só no CIEE já foram arrecadados 700 livros. “Estamos com arrecadação em Niterói e no Rio, e fazendo uma agenda itinerante nos nossos polos para garantir as doações. Só temos a agradecer pela inclusão do CIEE nesta iniciativa”, apontou.

Ao final do evento, o ator mirim Felipe Pereira, de 9 anos, fez a leitura do livro “Fazer um bem”, escrito por Bia Bedran, que autografou exemplares doados para a campanha. Estiveram presentes ao evento a vice-presidente da Caarj Naide Marinho, o conselheiro da OAB/RJ Wanderley Rabello, os presidentes das subseções Méier, Humberto Cairo; Angra dos Reis, Cid Magalhães e Rio Bonito, César Sá. Também compareceu ao encontro a vice-presidente da OAB/Madureira, Janice Santana, e a diretora do Eixo Cultural da Caarj, Talita Menezes.

Participe também da campanha Fome de Leitura! Conheça os pontos de arrecadação já em atividade:

Casa do Advogado Celso Fontenelle
Casa do Advogado Paulo Saboya
Fórum Bangu
Subseção Belford Roxo
Subseção Campo Grande
Subseção Duque de Caxias
Fórum Itaboraí
Subseção Queimados
Subseção Nilópolis
Subseção Nova Iguaçu
Subseção Santa Cruz
Fórum São Gonçalo
Subseção São João de Meriti
Subseção Pavuna
Subseção Niterói
Fórum Madureira
Fórum Resende
Subseção Três Rios
Subseção Santo Antônio de Pádua
Subseção Miracema
CIEE Rio
CIEE Niterói

Para maiores informações, clique aqui.