Foi realizada na última terça-feira (17), pela Comissão de Cultura (CCULT), da Câmara dos Deputados, audiência pública acerca da sobrevivência da cadeia do livro no Brasil. Luís Antonio Torelli, presidente da CBL, Maria Fernanda Nogueira Bittencourt, diretora de Ações Educacionais do MEC, Volnei Cunha Canônica, diretor de Livro, Leitura e Biblioteca (DLLB) do MinC e Marcos da Veiga Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros(SNEL) participaram do debate.
Volnei Canônica, diretor de Livro, Leitura e Biblioteca (DLLB) do MinC, destacou as ações do Ministério no sentido de “trazer o livro para mais perto da população”, como a realização de feiras nacionais e internacionais, a busca pela sustentabilidade da área e o Plano Nacional do Livro e Cultura (PNLL).
Luís Antonio Torelli, presidente da CBL, demonstrou, conforme levantamento e em comparação a outros países, que o Brasil está aquém do que deveria em quesitos diversos relacionados à área, como no hábito da leitura, na aquisição de livros e além de outros aspectos, pelo baixo número de livrarias existentes proporcionalmente à população.