O IPL tem conseguido, em pouco tempo de vida, legitimidade e imagem consistente de organização que desenvolve projetos proprios e apóia ações de fomento à leitura em estreita colaboração com o PNLL e Ministérios da Educação e Cultura. Investiu a maior parte de seus recursos em projetos voltados a conhecer a realidade da leitura no Brasil, como a pesquisa Retratos da Leitura e de apoio à construção e implementação de politicas publicas do livro e leitura, como o Programa Mais LIvro e Mais Leitura nos EStados e Municipios realizado em parceria com o PNLL e MINC. Assim, buscou cumprir com suas principais metas, objetivos e compromissos.
Entre seus projetos mais inovadores voltados ao fomento à leitura concebeu e promoveu instalações infantis em eventos do Livro , como A Biblioteca Viva, o Livro é uma Viagem e a Floresta de Livros nas Bienais Internacionais do Livro do Rio e de São Paulo. Essas instalações revelaram uma vocação do Instituto. Mas, outros projetos também possibilitaram ao Instituto definir uma trajetória respeitada. A Pesquisa Retratos da Leitura passou a ser uma referencia quando se trata da leitura e ganhou projeção e inúmeras citações na mídia e debates sobre o comportamento leitor do brasileiro. Também os livros com analises de especialistas sobre os rersultados das três edições da Pesquisa, são referencia. Mas, nesses poucos anos de existencia, outros projetos marcaram presença como a Campanha Mãe Lê Pra Mim. Foram inúmeros os projetos bem avaliados, já conhecidos por todos, e que poderão ser revistos por meio deste site do IPL.
Com a colaboração de toda a diretoria e recursos de editoras e das entidades do livro mantenedoras do IPL – ABRELIVROS, CBL e SNEL – esta sendo possivel caminhar em direção à sua missão de transformar o BRasil em um país de leitores. Mas, ha muito o que fazer para melhorar os indicadores de leitura dos brasileiros. Essa é a missão de cada dia e de cada gestão do IPL.