Os interessados em participar de edição inédita da Flipal (Feira de Livros dos Parques de Leitura), que ocorre de 25 a 28 de abril, das 9h às 18h, no Parque Celso Daniel, podem ser inscrever gratuitamente até a próxima sexta-feira (19), por meio do endereço eletrônico flipal@santoandre.sp.gov.br. O evento reúne palestras, oficinas e contação de histórias com escritores renomados e especialistas em educação, abordando vários aspectos e técnicas que contribuem para a evolução do aprendizado.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Palestras
25/04, às 14h – Retratos da Leitura no Brasil – Resultados da 3ª edição da Pesquisa sobre o Comportamento do Leitor, com Zoara Failla
O estudo visa conhecer o comprometimento do leitor brasileiro e também promover reflexões e debates sobre os avanços e os impasses que esses resultados revelam. Tem como objetivo contribuir para a avaliação e orientar a implementação de políticas públicas visando melhorar os índices de leitura no Brasil.
Duração: 1 hora – Número de vagas: 80
25/04, às 15h30 – Educação em Espaços Diversos, com Tião Rocha
Cada vez mais experiências educativas eficientes são adotadas em diversas áreas. A educação transpõe espaços concretos e ganha ruas, praças, parques, sítios, por meio das relações culturais e sociais, de educação e de lazer na diversidade de espaços possíveis de transformações e de construção de futuros.
Duração: 2 horas – Número de vagas: 80
27/04, às 10h – Mesa de debate: O Livro, a Literatura e a Leitura na Contemporaneidade, com Regina Drummond, Heloisa Pietro e Julio Emilio Braz
O projeto Caravana de Escritores da Biblioteca Nacional traz para o debate autores consagrados da literatura infanto-juvenil, com mediação de Maria Helena Negreiros.
Duração: 2 horas – Número de vagas: 80
27/04, às 13h – A Importância do Registro Literário, com Heloísa Pietro
Quem eram os heróis da sua infância? Cada leitor escolhe suas figuras de fascínio, pessoais e secretas. Apaixonada pela forte personalidade de Anita Garibaldi desde menina, a autora narra episódios dessa vida emocionante. A narração tece um jogo de espelhos por meio da qual emergem reflexões.
Duração: 2 horas – Número de vagas: 80
27/04, às 15h – Criação e Apreciação Artística em Espaços Alternativos, com Ana Angélica Albano
Muito tem se discutido sobre a contribuição da arte à educação. O foco dessa palestra é refletir sobre um dos aspectos da arte, que considero dos mais fascinantes: o de nos transportar para além dos limites do cotidiano, para tempo e espaços onde tudo é possível. Onde podemos ser heróis, príncipes, dragões, fadas e monstros; e onde até o nosso cavalo fala inglês.
Duração: 2 horas – Número de vagas: 80
28/04, às 10h – Comer, Treinar, Dormir – Como Superar as Doenças da Vida Moderna. Prefácio: Dr. Joaquim Grava – Editora Prumo, com Samira Layaun
Baseado em literatura científica especializada, aborda de maneira simples e clara, os bons hábitos (alimentares, sono e, principalmente, exercícios físicos) e as boas emoções, que colaboram para prevenir e tratar as doenças que mais atormentam a sociedade moderna: a obesidade, a hipertensão arterial, o diabetes, o câncer, a depressão, a dor nas costas, o estresse, a osteoporose, as doenças ocupacionais, a TPM, a menopausa, a dor de cabeça, o glaucoma e o mal de Parkinson.
Duração: 2 horas – Número de vagas: 80
28/04, às 14h – Estratégias Vencedoras, Atitudes e Ações que Transformam Desafios em Conquistas, com Eduardo Shinyashiki
Estamos em um momento em que as grandes transformações estão batendo à nossas portas. Convivemos com estímulos contraditórios e não mais administráveis com uma solução unívoca, mas somente por meio de contínuos processos de readaptação e inovação, aceitando a incerteza, a mudança e o risco como condição operativa inevitável, e também como oportunidade de desenvolvimento.
Duração: 2 horas – Número de vagas: 80
Oficinas
27/04, às 9h – Vem Dançar, com André Peduto
O Programa Vem Dançar, que retomou suas atividades neste ano, fará uma aula aberta. Deixe que a ginástica e a dança façam parte de sua vida. Participe das aulas com o professor André Peduto.
Duração: 1 hora
27/04, às 16h – Brincando com Dobraduras, com Glaucia Lombardi
As dobraduras de papel são ensinadas por meio de histórias e jogos que tornam a atividade ainda mais interessante. A cada dobra, as figuras são associadas a uma parte da história, desenvolvendo a imaginação e estimulando a criatividade. De história em história, a dobradura de papel se torna uma atividade interativa e muito atraente para todas as idades. No curso, o professor vai aprender brincando com figuras alusivas à natureza e ao cotidiano, com sugestões práticas de onde usá-las em sala de aula.
Duração: 2 horas – Número de vagas: 40
28/04, às 11h – Ler e Falar Poesia no Parque, com Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertholini
Julgamos que por meio desses encontros, que se destinam ao resgate do hábito de verbalizar a língua escrita seja incentivo para que os participantes busquem o conhecimento de novas leituras. A transmissão da beleza e vitalidade da linguagem de forma prazerosa e informal contribui para o desenvolvimento da criatividade e imaginação nos tempos atuais. A descoberta de que a palavra é um caminho para a leitura do mundo possibilita incentivar a criatividade poética, incitando ao diálogo e ao intercâmbio de ideias promovendo a inclusão do indivíduo no discurso social.
Duração: 2 horas – Número de vagas: 40
Contação de Histórias
25/04, às 11h e 14h – Cia Palavra do Conto, com Sandra Maurami
26/04, às 11h e 14h – Cia Palavras do Conto, com Ana Claudia Lima
26/04, às 16h30 – Bate Papo com o Autor, com Julio Emilio Braz
27/04, às 11h30 – Regina Drummond Conta
27/04, às 14h30 – Zé e Caramelo Contam, com Ronnie Corazza e Ricardo Gamba