5ª edição do Prêmio Professores do Brasil revela as melhores experiências pedagógicas do país

São Paulo, – “Um professor sempre afeta a eternidade”. É seguindo esta lógica que o prêmio Professores do Brasil incentiva e reconhece as melhores práticas pedagógicas desenvolvidas, ou ainda em desenvolvimento, por professores das escolas públicas do país. Foram mais de 1.600 trabalhos inscritos e no próximo dia 14 o Ministro da Educação e as instituições parcerias premiarão os 10 melhores de cada uma das categorias da educação básica (40 no total). Os professores premiados serão contemplados com a quantia de R$5 mil, certificação e troféu e a escola na qual foi realizada a experiência pedagógica receberá  R$  2.000,00 em equipamentos audiovisuais ou multimídia.  
 
A iniciativa é do MEC em parceria com a Fundação SM, Intel Brasil, Instituto Votorantim e Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de  Educação (Undime), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da  
Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). 
 
O prêmio, além de reconhecer e valorizar a profissão, proporciona a troca de experiências entre os educadores de escolas públicas de diversas regiões, reconhece socialmente a profissão e aumenta a auto-estima dos profissionais. “Os vencedores servem de incentivo e modelo para os outros professores, não só na sua comunidade, mas também em outros estados”, destaca Rubem Saldanha, gerente de educação da Intel Brasil. 
 
A cerimônia contará com a presença do Ministro da Educação Fernando Haddad, representantes de cada instituição apoiadora e professores responsáveis pelos projetos desenvolvidos. “O Professores do Brasil é uma ferramenta essencial para a identificação de iniciativas de sucesso que, independentemente do seu local de  origem, possam ser reproduzidas por escolas de todo o país. É um prêmio que traz à tona o compromisso de professores e redes municipais e estaduais de ensino com a educação de qualidade”, diz Rosângela Rossi, representante da Fundação SM, que apóia o prêmio  desde 2009. Para Beatriz Grellet, gerente executiva da Abrelivros, as  iniciativas analisadas nesta edição do prêmio revelam a  grande preocupação dos professores com o aluno e com  o processo de aprendizagem, apesar de todas as dificuldades que eles encontram no exercício do magistério. “Isto mostra que o Prêmio Professores do Brasil está cumprindo seu objetivo de reconhecer a contribuição dos docentes em prol da melhoria da  educação no Brasil”, diz. 
 
Os trabalhos passaram por uma seleção regional, e  foram avaliados por uma comissão de educadores e especialistas. Foram considerados os projetos que obtiveram sucesso comprovado em situações-problema dentro ou fora das salas de aula. “Os trabalhos apresentados este ano sugerem ótimas metodologias pedagógicas e extrapolam a sala de aula para impactar também a comunidade local”, diz Vitor Manzke,  coordenador do processo de avaliação de todas as iniciativas cadastradas. “As experiências inscritas são exemplos do comprometimento e superação que fazem toda a diferença na vida dos alunos”, completa Rafael Gioielli, do Instituto Votorantim, para quem o apoio ao  prêmio representa uma oportunidade concreta de valorizar o trabalho diferenciado do professor brasileiro. 
 
Serviço 
Data: 14 de Dezembro de 2011 
Local: Auditório do MEC – Planada dos Ministérios – Bloco l, Edifício 7 – Térreo  
Horário: 10h