Carnaval com leitura

Este ano, o Carnaval teve o livro como um dos temas carnavalescos entre as mais conhecidas escolas de samba. Três bibliotecas que desfilaram na Sapucaí, Salgueiro, Ilha do Governador e Tijuca escolheram o tema para desenvolver seus enredos.  
 
O desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio foi aberto por um dos maiores personagens da literatura universal de todos os tempos: Dom Quixote de La Mancha, com sua história clássica do cavaleiro sonhador.  
 
Já o carro alegórico da Unidos da Tijuca mais brilhante foi a Biblioteca de Alexandria, que trouxe os segredos da humanidade alimentados pela literatura. Para isso, vai recontar a história da biblioteca famosa que, construída há 2.300 anos no Egito (e destruída por um incêndio que acabou com a “casa dos livros de todos os povos”), continua, até hoje, cercada de mistérios. 
 
O enredo do Salgueiro, uma das escolas de samba mais famosas do carnaval carioca, foi sobre literatura: “Uma História de Amor sem Ponto Final”. Um dos carros alegóricos falou de um dos livros Harry Potter. Outro simboliza a Bíblia, o mais lido e que mais influenciou o mundo Ocidental. E um outro ainda reproduziu nada menos do que uma biblioteca gigante na passarela da Sapucaí. A escola quis dar vida aos personagens dos livros.