De acordo com a recente pesquisa Retratos da Leitura no Brasil promovida pelo Instituto Pró-livro, os brasileiros lêem, em média, 4,7 livros por ano. Desses, 3,4 são didáticos ou foram indicados pela escola. Os números deixam evidente a necessidade de fomentar políticas e ações que despertem o gosto pela leitura.
A premiação da terceira edição do Prêmio Viva Leitura ocorreu no dia 12/11. O evento elegeu iniciativas capazes de incentivar a leitura em todo país.
Participaram do concurso bibliotecas públicas, privadas e comunitárias, escolas públicas e privadas, além de ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais que desenvolvem trabalhos na área de leitura.
Foram três projetos escolhidos nas três categorias que compõem o prêmio: bibliotecas, escolas e experiências desenvolvidas por pessoas físicas, ONGs, universidades/faculdades e instituições.
O Prêmio tem realização e o patrocínio da Fundação Santillana, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Os vencedores receberam, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), R$ 30 mil cada.
O Pró-livro parabeniza seus vencedores e a iniciativa do MEC, MINC e OEI, pois, de fato, é uma ação já consagrada e contribui para o fomento à leitura.
Para saber mais sobre o prêmio, clique aqui.