home imagem2

icon facebook  icon youtube

Ângelo Xavier assume a presidência do Instituto Pró-Livro.

 

DSC 6285 ok

 

Créditos: fotos: Ricardo Ribes. [na foto:  Luis Antonio Torelli e Ângelo Xavier]

Para o próximo biênio o objetivo é intensificar as ações de fomento à leitura e de acesso ao livro por todo o Brasil.


O Instituto Pró-Livro (www.prolivro.org.br) fundado em 2006 pelas entidades do livro (ABRELIVROS – Associação Brasileira das Editoras de Livros Escolares, CBL – Câmara Brasileira do Livro e, SNEL – Sindicato Nacional das Editora de Livros) com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores, tem um novo presidente. Ângelo Xavier guiará a instituição pelo biênio 2019-2021, com o objetivo de ampliar as ações de incentivo à leitura por todo o Brasil.

Ângelo Xavier é o atual presidente da ABRELIVROS e substituirá Luis Antonio Torelli que presidiu o IPL de 2017 até o momento. Sobre a sua gestão, Torelli pontuou que, “é difícil medir as contribuições e os resultados neste período, pois houve uma evolução constante das ações, sempre focando o fomento à leitura. Acredito que a legitimidade conquistada pela Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil seja um bom termômetro da importância das ações do IPL junto ao governo e sociedade civil, orientando políticas públicas e projetos”.

Durante o mandato, Ângelo pretende dar continuidade ao trabalho de Torelli e ainda ressalta: “Mais do que oferecer um amplo diagnóstico sobre o comportamento leitor do brasileiro, com a realização da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que hoje é uma referência, o IPL tem como permanente desafio desenvolver e apoiar ações voltadas a valorizar e incentivar o hábito à leitura em solo nacional, assim como o acesso ao livro. Um dever que parte do princípio de que a leitura e o livro atuam como uma porta para a inclusão cultural da população e o desenvolvimento humano e social de uma nação, tendo como base que 44% dos brasileiros não são leitores”. 
Será de Ângelo a tarefa de apresentar ao mercado a 5ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, que tem previsão de divulgação em 2020. “Neste ano devemos anunciar novidades para a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Para a 5ª edição vamos aprofundar alguns estudos, como a leitura de literatura infantil e juvenil, além da leitura em suporte digital.”, salienta Xavier.

O Instituto ainda participa e promove diversas palestras e encontros de escritores, leitores e editores, com o objetivo de debaterem políticas governamentais de estímulo à leitura, tornando-se referência quando o assunto é o comportamento leitor do brasileiro. Entre eles destaca-se a última Pesquisa Retratos da Leitura – Bibliotecas Escolares, encomendada pelo Instituto Pró- Livro ao INSPER. Buscando avaliar o impacto de bibliotecas escolares e espaços de leitura na aprendizagem dos alunos, se garantidas determinadas condições de funcionamento, e motivado, também, pela meta do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (PNE) que estabelece a universalização das bibliotecas, em todas as escolas de ensino básico, até 2024 e pela Lei nº 12.244, de 2010 , que prevê a universalização das bibliotecas escolares, até 2020 - a pesquisa foi aplicada em quase 500 escolas, em 17 estados brasileiros. “Uma primeira descoberta é que as bibliotecas são ainda mais relevantes nas escolas mais vulneráveis socialmente. Isso mostra a importância de se investir nesses espaços, em especial nas escolas com menos acesso à cultura” destaca Ângelo que adianta que nos próximos meses devem ocorrer outros seminários para debater este estudo.

 

 

 

Nova diretoria IPL para o biênio 2019 - 2021

DIRETORIA - IPL 

• Presidente: José Ângelo Xavier - ABRELIVROS
• Vice-Presidente Administrativo: Marcos da Veiga Pereira - SNEL
• Vice-Presidente Técnico: Vitor Tavares - CBL
• Primeira Secretária: Cristina Swiatovski - ABRELIVROS
• Segundo Secretário: Alfredo Weiszflog - CBL 
• Primeiro Tesoureiro: Jorge Yunes - ABRELIVROS
• Segundo Tesoureiro: Renato Fleischner - SNEL

CONSELHO FISCAL 

Titulares: 

• Karine Pansa - CBL

• Diego Drumond - CBL 
• Dante Jose Alexandre Cid - SNEL

Suplentes: 
• Maria Lucia Kerr c. De Queiroz - ABRELIVROS
• Paulo Moregola - CBL
• Mauro Ribeiro Palermo – SNEL


DSC 6268ok

 

créditos: fotos: Ricardo Ribes. 

Sobre o Instituto Pró-Livro: O IPL (www.prolivro.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL – com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores. Sendo assim, tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Realiza, periodicamente, a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, a fim de avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas em relação ao livro e à leitura, visando, assim, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. Também é responsável pelo Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, desse modo, promovê-las e difundi-las, de maneira que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O IPL também conta com outra ação importante, a Plataforma Pró-Livro – uma plataforma digital colaborativa que reúne informações sobre as práticas de leitura ao redor do país e incentiva a conexão entre essas experiências. Os projetos premiados e cadastrados estão mapeados e podem ser conhecidos na Plataforma Pró-Livro (http://plataforma.prolivro.org.br/).

b blogPesquisas e publicações Pró-livro

2016 premio IPL retratos
publicacoes2publicacoes4publicacoes2publicacoes3publicacoes4a

Principais projetos IPL

publicacoes5 plataforma
projetos1projetos2projetos3

 Instalações

instalacao01instalacao02instalacao03instalacao06
instalacao05
instalacao04

Políticas e entidades do livro
politicas1
politicas2
politicas3

 

Entidades fundadoras:    

mantenedores abrelivrosmantenedores cblmantenedores snel