home imagem2

icon facebook  icon youtube

Novo projeto de livro e leitura

No dia 7 de outubro foi realizado o Fórum Nacional Mais Livro, Mais Leitura nos Estados e Municípios, promovido pelos ministérios da Cultura (MinC), da Educação (MEC) e pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com a participação do Plano Nacional do Livro e leitura (PNLL). O evento aconteceu durante todo o dia, a partir das 9h, em Brasília, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, localizado no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Lote 1, Conjunto A.  


Na ocasião, foi lançado o projeto A Leitura e o Livro nos Planos Municipais e Estaduais (PMLL e PELL), criado com o objetivo de fomentar a elaboração desses trabalhos e a sua implantação nas localidades. O Fórum Nacional será um marco para mobilizar, capacitar e assessorar prefeituras e secretarias de educação e cultura de todo o país para o desenvolvimento e a implantação do projeto.  


Durante o evento, destinado aos dirigentes estaduais e municipais de educação e cultura, parlamentares, prefeitos, representantes das entidades do livro e especialistas na área, houve palestras e mesas de debates que discutirão acerca da formulação de políticas públicas do livro e leitura, e sobre a importância da democratização do acesso a esses meios como condição para a inclusão social, o exercício pleno da cidadania e a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano nos municípios e estados brasileiros.  
 
A criação de planos estaduais e municipais de livro e leitura é um dos principais objetivos do PNLL, que desde a sua criação, em agosto de 2006, previa um prazo de três anos para o início dessa estratégia de ação. Espera-se que, até o final de 2009, a maioria dos estados e municípios tenha aderido ao projeto e, com isso, esteja desenvolvendo os seus planos. 


Ferramenta 


Um novo portal na internet e a edição de um guia fazem parte do projeto e oferecerão informações completas sobre o assunto. Por meio do site será possível a capacitação à distância. Ambos serão apresentados durante o fórum.  
O Fórum Nacional dará início aos fóruns e oficinas regionais que terão a missão de mobilizar governos estaduais e municipais de todo o Brasil para a importância das políticas públicas e das ações voltadas ao fomento à leitura e ao acesso ao livro. O Portal Mais Livro e Mais Leitura, que integra o projeto, será uma grande ferramenta para divulgação, informação e credenciamento, mas principalmente para o monitoramento, formação de agentes públicos e assessoria à distância para a implantação dos planos, além de um intercâmbio e rede social de colaboração.  
 
Os agentes dos estados e municípios e todos os envolvidos terão à disposição, também, vídeos-conferências, palestras e participarão de chats para dirimirem possíveis dúvidas. O guia para o desenvolvimento e a implantação dos PELL (Plano Estadual do Livro e Leitura) e PMLL (Plano Municipal do Livro e Leitura) apresentará o "passo a passo" e será oferecido nas versões impressa e digital.  
 
Logística e alguns temas 


"Esse não é apenas um evento que se realiza em Brasília. Trata-se de um grande acontecimento que abrange várias discussões importantes e ainda a disponibilização de um portal e a publicação de um guia específicos, com todos os dados importantes para a criação e a implantação dos planos", afirmou Fabiano dos Santos, diretor do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação Institucional (SAI) do Ministério da Cultura, responsável, no caso do MinC, pelos trabalhos de realização do fórum. Na parte da manhã, Fabiano falará sobre O conceito do programa e a sua execução. 


A gerente executiva de Projetos do Instituto Pró-Livro, Zoara Failla, falou na ocasião sobre a logística relacionada ao portal e ao guia, o qual foi distribuído a todos os participantes do evento.  


O Programa Mais Cultura, desenvolvido pelo MinC, por meio da SAI, foi apresentado ao público pela secretária Silvana Meireles.  


A união do governo, da sociedade civil e do setor produtivo para o desenvolvimento da leitura no Brasil é um dos temas que foi debatidos durante o fórum. Outro tema que chamou a atenção foi Leitura, Educação e Cidadania: O poder transformador da leitura, foi desenvolvido na parte da tarde, a partir das 14h, pelo professor e escritor Afonso Romano de Sant---146---Anna. 


O Fórum Nacional conta com o apoio do Consed, Undime, Fórum dos Presidentes dos Conselhos Estaduais da Cultura, Fórum dos Dirigentes Estaduais e Municipais da Cultura, Frente Parlamentar Mista em Defesa da leitura e representantes do legislativo; Unesco, Unicef , OEI, e das entidades fundadoras do Instituto Pró-Livro (Abrelivros, CBL e SNEL) . O patrocínio é do Instituto Pró-Livro. 

Confira a programação do Fórum

b blogPesquisas e publicações Pró-livro

2016 premio IPL retratos
publicacoes2publicacoes4publicacoes2publicacoes3publicacoes4a

Principais projetos IPL

publicacoes5 plataforma
projetos1projetos2projetos3

 Instalações

instalacao01instalacao02instalacao03instalacao06
instalacao05
instalacao04

Políticas e entidades do livro
politicas1
politicas2
politicas3

 

Entidades fundadoras:    

mantenedores abrelivrosmantenedores cblmantenedores snel