home imagem2

icon facebook  icon youtube

Blog Instituto Pró-Livro

18 de Novembro - 56º Prêmio Jabuti - 2014

A cerimônia de entrega do Jabuti está de casa nova em 2014. Depois de oito anos sendo realizada na Sala São Paulo, o Prêmio Jabuti chegará as mãos dos vencedores no Auditório Ibirapuera, no dia 18 de novembro. Neste dia, também serão revelados vencedores do Livro do Ano – Ficção e Livro do Ano – não Ficção.

Acessem o site e conheçam a lista dos vencedores:http://premiojabuti.com.br/vencedores/v-todas-categorias-2/

Em 24 de Março aconteceu o I Festival do Livro em Diadema

Terá início no próximo dia 24 de março de 2011, o I Festival do Livro e Leitura de Diadema. O evento, que irá  das 9 às 22 horas, ocorrerá no Centro Cultural Diadema, que fica na Rua Graciosa, 300, Centro, Diadema/SP. 
 
Com duração de 3 dias, o Festival promoverá lançamentos, palestras, documentários, dança, música,  circulo de leitura, intervenções poéticas, cordel e repente. 
 
O Festival também contará com presença de escritores, produtores culturais da cidade, editoras e a participação especial dos alunos da Universidade Federal de São  Paulo - Campus Diadema. 


Confira a programação no Blog Bibliotecas Públicas de Diadema

Fonte: Ami gos do Livro 

II Festival do Livro e da Leitura de Diadema

O II Festival do Livro e da Leitura de Diadema pretende congregar a comunidade e o público pertencente à Universidade Federal de São Paulo recém instalada no município e sua população em geral.  
 
O evento ocorrerá no Centro Cultural de Diadema durante os dias 22, 23 e 24 março de 2012. Esta segunda edição do festival terá como foco a juventude e a leitura, sempre no intuito de integrar a comunidade com a produção literária e o fazer cultural. O II Festival do Livro e Leitura fará parte do calendário cultural da cidade e tem o apoio da Câmara Brasileira do Livro. 
 
Fonte: CBL 

20 livros clássicos que você pode baixar na internet

Para alguns leitores inveterados, só existe uma coisa  mais agradável do que o cheiro de um livro: tê-lo para  sempre. Quem não faz questão de ter na estante todas  as obras clássicas que já leu, sai na vantagem por causa  de duas palavras mágicas: domínio público. 

No Brasil, geralmente um livro cai no domínio público 70 anos depois da morte de seu autor. Quando isso acontece, os direitos comerciais sobre o texto são liberados. É por isso que a maior parte das obras disponíveis foram escritas até o início do século 20. No site brasileiro Domínio Público Ministério da Educação, existem mais de 178 mil textos esperando o seu clique.  

  

Literatura brasileira e portuguesa: 

  1. Aluísio de Azevedo – O Cortiço 

2. Álvares de Azevedo – Lira dos Vinte Anos 

3. Bernardo Guimarães – A escrava Isaura 

4. Eça de Queirós – Os Maias 

5. Euclides da Cunha – Os Sertões

6. Fernando Pessoa – Livro de Desassossego 

7. José de Alencar – Iracema 

8. Machado de Assis – Dom Casmurro 

9. Olavo Bilac – Via Láctea 

10. Raul Pompéia – O Ateneu 

11. Tomás Antônio Gonzaga – Marília de Dirceu 

  

Literatura mundial: 
 

12. Charles Dickens – Grandes Esperanças (em inglês) 

13. Dante Alighieri – A Divina Comédia (em português) 

14. Fiódor Dostoiévski – Crime e Castigo (em inglês) 

15. Franz Kafka – A metamorfose (em português) 

16. James Joyce – Ulisses (em inglês) 

17. Leo Tolstoi – Guerra e Paz (em inglês) 

18. Miguel de Cervantes – Dom Quixote (em português) 

19. Victor Hugo – Os miseráveis (em inglês) 

20. William Shakespeare – Hamlet (em inglês) 


 
Fonte: Otavio Cohen - Revista Super Interessante

Portal Domínio Público: Biblioteca virtual a serviço de toda população

 

O Portal Domínio Público foi criado pelo Ministério da Educação em novembro de 2004, seu objetivo é  promover o acesso às obras literárias, artísticas e  científicas.  

O acervo fica disponível a todos os usuários pela  Internet no endereço www.dominiop ublico.gov.br e conta com mais de 187 mil obras cadastradas em vários formatos como: textos, imagens, sons e vídeos. Por mês   são cadastradas três mil obras no Portal.  

Todas as publicações do Portal contam devidamente com  a licença de direitos autorais, o Portal também trabalha para que nenhum direito seja violado. 

São inúmeras as obras que podem ser encontradas. Entre as mais procuradas estão os poemas de Fernando Pessoa, clássicos do William Shakespeare e Machado de Assis, todas em formato de texto. Imagens de famosas pinturas como as de Leonardo da Vinci, como a Adoração dos Magos e A Última Ceia e La Gioconda, também estão nas mais acessadas.  

No próximo semestre está prevista uma nova versão do Portal, a forma de acesso será mais rápida e haverá a  possibilidade de discussões sobre as obras através de um fórum.   

Pra todos que querem ampliar seus conhecimentos basta apenas um click, e já será possível navegar nas obras   dos diversos autores e o melhor de tudo, sem pagar nada.  

 

O Instituto Pró-Livro recomenda: 11ª Feira Nacional do Livro em Ribeirão Preto

O evento será realizado na cidade de Ribeirão Preto, localizada no interior de São Paulo. A feira conta com diversas atrações em todas as áreas artísticas. 
Com início em 26 de Maio até 05 de Junho, serão mais de 600 atrações direcionadas a todas as idades como: shows, salão de idéias com grandes nomes da literatura nacional, exposições, entre outros.  
 
Aproveite e participe! 
Para maiores informações acesse o site

b blogPesquisas e publicações Pró-livro

2016 premio IPL retratos
publicacoes2publicacoes4publicacoes2publicacoes3publicacoes4a

Principais projetos IPL
projetos1projetos2projetos3

 Instalações

instalacao01instalacao02instalacao03instalacao06
instalacao05
instalacao04

Políticas e entidades do livro
politicas1
politicas2
politicas3

 

Entidades fundadoras:     fundadores abrelivros          fundadores cbl          fundadores snel