home imagem2

icon facebook  icon youtube

Mãe, lê pra mim?

 

Esse foi o mote da campanha lançada pelo Instituto Pró-Livro durante a XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que aconteceu de 10 a 20 de setembro no Rio Centro. A campanha surgiu a partir dos resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope Inteligência a pedido do Instituto Pró-Livro. 
 
Segundo a pesquisa, um em cada três leitores tem lembranças da mãe lendo algum livro e 49% deles tem na mãe sua grande incentivadora no processo de ler por prazer. Entre as crianças de 5 a 10 anos, 73% citam as mães como quem mais as estimularam a ler. 
 
Durante os dez dias de evento, o IPL captou em seu estande e nas ruas da bienal depoimentos em vídeo de mães e mulheres que estimularam a leitura na vida de alguém, e de pessoas que foram influenciadas e aprenderam a ler por prazer. Os depoimentos serão disponibilizados no site do Instituto Pró-Livro e serão editados para a produção de um vídeo que será usado em campanhas de estímulo à leitura, com possíveis inserções nas mídias escrita, falada e televisionada. As gravações no estande aconteceram aos sábados e domingos, às 11h e às 15h. No entanto, a equipe de filmagem percorreu toda a bienal à procura de "protagonistas da leitura". 
 
O IPL aproveitau também para conhecer melhor o perfil do leitor carioca. Quem visitou o estande pode participar de uma rápida pesquisa impressa sobre o assunto e ainda conheceu detalhes da Retratos da Leitura no Brasil que apresenta os hábitos de leitura dos brasileiros. 
 
Para os visitantes, o IPL preparou mais uma surpresa: ele foi o patrocinador da Floresta de Livros, um espaço de 800 m² com ambiente mágico associado ao livro. "As bienais oferecem ao público infantil um contato especial com os livros e seus autores. Os livros apresentados como o "personagem principal", transformam-se em objeto de desejo", comenta Zoara Failla, gerente executiva do Instituto Pró-Livro. 

Segue um depoimento de um dos Pontos de Leitura que recebeu os kits MÃE, LÊ PRA MIM?:

 

"O Centro Comunitário Jd. Fontális vem através deste informar que a campanha "Máe lê pra mim" foi um sucesso, pois a integração foi bastante interessante com as outras mães e filhos (temos mães que não sabem ler e voltaram a estudar depois da campanha), a troca de livros continua com as mães que não foram na Bienal."
Silvana Evangelista - Gerente Centro Comunitário Jd.Fontális.

 

Clique aqui para ver algumas fotos da campanha.

Para darmos continuação à campanha, fizemos mais uma entrega de kits da campanha no Instituto Pró-livro no dia 03/02/2011.

 

 

 

 

b blogPesquisas e publicações Pró-livro

2016 premio IPL retratos
publicacoes2publicacoes4publicacoes2publicacoes3publicacoes4a

Principais projetos IPL
projetos1projetos2projetos3

 Instalações

instalacao01instalacao02instalacao03instalacao06
instalacao05
instalacao04

Políticas e entidades do livro
politicas1
politicas2
politicas3

 

Entidades fundadoras:     fundadores abrelivros          fundadores cbl          fundadores snel