home imagem2

icon facebook  icon youtube

Floresta de Livros esteve na XIV Bienal do Livro no RJ

 

 
Recém chegada à presidência do Instituto Pró- Livro, cujo principal objetivo é fomentar a leitura no Brasil, Sônia Machado Jardim está a todo vapor. Depois de abrir e patrocinar a Biblioteca para Jovens do Salão do Livro Infanto-Juvenil no Rio de Janeiro, que aconteceu entre os dias 10 e 21 de junho, é chegada a vez dos ajustes finais para uma instalação inédita – a Floresta de Livros – que aconteceu entre os dias 10 e 20 de setembro durante a XIV Bienal Internacional do Livro do Rio.  
 
Patrocinada pelo IPL, a instalação ofereceu um espaço para que crianças e adolescentes, que visitem a Bienal, tivessem a oportunidade de se encantar com os livros e as narrativas, descobrindo o livro como uma tecnologia contemporânea. A curadoria é de João Alegria, Supervisor Artístico do Canal Futura. "Temos certeza que a visita a este espaço trará um impacto marcante ao público infanto-juvenil, nos moldes do que ocorreu na Bienal de São Paulo com o projeto Biblioteca Viva", revela Sônia Jardim. 
 
A Biblioteca Pró-Livro foi a primeira experiência bem sucedida do Pró-Livro dentro da proposta de projetos temáticos de fomento a leitura. Foi possível sentir o deslumbramento das crianças no túnel do tempo e na biblioteca viva. A Floresta de Livros, com certeza, deverá despertar também encantamento e um contato especial com o livro e as narrações. Uma experiência que poderá iniciá-los na descoberta da "floresta" de contos; histórias e sonhos narrados; como propõe seu curador João Alegria. 
 
As bienais oferecem ao público infantil um contato especial com os livros e seus autores. Os livros, apresentados como o "personagem principal", transformam-se em objeto de desejo. Esperamos que a Floresta de Livros, ao oferecer um ambiente mágico associado ao livro, também desperte nessas crianças novos interesses.  
  
Para saber mais sobre a XIV Bienal do Livro no RJ, clique aqui.

Clique aqui e veja algumas fotos.

 

b blogPesquisas e publicações Pró-livro

2016 premio IPL retratos
publicacoes2publicacoes4publicacoes2publicacoes3publicacoes4a

Principais projetos IPL
projetos1projetos2projetos3

 Instalações

instalacao01instalacao02instalacao03instalacao06
instalacao05
instalacao04

Políticas e entidades do livro
politicas1
politicas2
politicas3

 

Entidades fundadoras:     fundadores abrelivros          fundadores cbl          fundadores snel